Translate

Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2016

10 programas mais antigos da tv brasileira ainda no ar

Se você passa um tempo em casa, uma hora ou outra ira ligar a televisão. La você pode achar desde programas novos ate programas que você nem lembra a quanto tempo esta no ar, então hoje, irei apresentar para vocês: 10 programas da televisão brasileira que estão a um bom tempo no ar


Programa: Mosaico na TV
Emissora: Canais 9 da NET e 186 da Vivo TV
Primeira transmissão: 16 de julho de 1961
Tempo no ar: 55 anos

O Mosaico na TV é um programa de televisão brasileiro exibido nos canais 9 da NET e 186 da Vivo TV. É exibido desde 16 de julho de 1961, sendo o programa mais antigo da televisão brasileira ainda em exibição, seguido pelo Programa Silvio Santos. É um programa voltado à comunidade judaica da cidade de São Paulo.
Foi exibido primeiramente na TV Excelsior, mas com a extinção da mesma em 1970, o programa passou a ser exibido nas emissoras TV Cultura e TV Tupi, de 1970 à 1978. Com os problemas financeiros da Tupi, passou a ser exibido na TV Gazeta São Paulo, mas quando se afiliou à Rede CNT, em 1992, passou a ser exibido na CNT Gazeta até 2000, foi quando o programa de TV aberta passa a ser exclusivo para os assinantes de TV à cabo da NET e Vivo TV.
Contém uma linha editorial pluralista com forte direcionamento cultural, o programa sempre recebeu convidados de diferentes religiões, bem como de todos os setores da comunidade Judaica, funcionando, de acordo com Francisco Gotthilf, seu idealizador, como uma ponte pelo entendimento e contra o preconceito.
Na época em que o programa comemorou 47 anos de exibição, no ano de 2008, a produtora Videcom lançou um documentário sobre a história do programa e de seu criador chamado de "Sr. Mosaico", como parte de um projeto que incluiu um livro e a digitalização de todo o acervo audiovisual do programa (que foi doado para o Arquivo Histórico Judaico de São Paulo).


Programa: Programa Silvio Santos
Emissora: SBT
Primeira transmissão: 2 de junho de 1963
Tempo no ar: 53 anos

Programa Silvio Santos é um programa de televisão brasileiro de auditório e variedades, apresentado e criado pelo animador Silvio Santos e exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão. É exibido desde 2 de junho de 1963, sendo o segundo programa com mais tempo de duração da televisão brasileira, só atrás do Mosaico na TV. É generalizado como um programa de quadros sequenciais, como brincadeiras, prêmios e pegadinhas. Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos, exibido das 20 horas até meia-noite, e já virou tradição da família brasileira. Ou passa ser exibido nas faixas pelo SBT, Bom Domingo (1982-1991), Domingo é Todo Alegria (1991-1998), Faixa Especial (1998-2001), Faixa Nobre (2001-2009), Faixa Nobre do SBT (2009), Domingo Alegre (2013-2014). Em 1993, a atração chegou a ser contemplada com o título de programa mais antigo da televisão brasileira pelo Guinness World Records, logo depois perdendo o título para o programa Mosaico na TV, transmitido desde 16 de julho de 1961.


Programa: Santa Missa em Seu Lar
Emissora: Rede Globo
Primeira transmissão: 2 de maio de 1965
Tempo no ar: 51 anos

Santa Missa em Seu Lar é um programa de televisão brasileiro da Rede Globo exibido nas manhãs de domingo.
Foi criado em 1965, sendo assim o programa mais antigo da emissora. O programa possui duas versões, a mais antiga é a da TV Globo Rio de Janeiro que também exibe as notícias da arquidiocese local. A versão exibida nacionalmente é da TV Globo São Paulo ministrada pelo padre Marcelo Rossi. Porém, em algumas emissoras afiliadas à Rede Globo existem versões regionais do programa. Desde 1998 não vai ao ar no Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela Globo, mas sim, pela TVCOM, emissora aberta/cabo do Grupo RBS, porém, há exceções, isto é, quando há a Santa Missa nos dias de Natal e Ano-Novo.


Programa: Jornal Nacional
Emissora: Rede Globo
Primeira transmissão: 1 de setembro de 1969
Tempo no ar: 47 anos

Jornal Nacional (também conhecido pela sigla JN) é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo desde sua estreia, em 1º de setembro de 1969 sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira. Exibido em horário noturno, a partir das 20h30, de segunda-feira a sábado, é o telejornal mais assistido e reconhecido do país, tendo, ao longo de sua existência, acumulado diversos prêmios. Hoje, é apresentado, por William Bonner (também editor-chefe) e Renata Vasconcellos (também editora-executiva), sendo eles substituídos por outros jornalistas da emissora durante finais de semana, feriados ou férias.


Programa: Jornal Hoje
Emissora: Rede Globo
Primeira transmissão: 21 de abril de 1971
Tempo no ar: 45 anos

Jornal Hoje (também conhecido pela sigla JH) é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar no início das tardes de segunda-feira a sábado após o Globo Esporte. Estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Léo Batista e Luís Jatobá. Atualmente é apresentado por Sandra Annenberg e Evaristo Costa. O editor-chefe é o jornalista Luiz Fernando Ávila.


Programa: Jornal do Almoço
Emissora: RBS TV
Primeira transmissão: 6 de março de 1972
Tempo no ar: 44 anos

Jornal do Almoço (também conhecido por sua sigla JA) é um telejornal brasileiro exibido pelas emissoras da RBS TV, no horário dedicado pela Rede Globo aos telejornais locais de suas emissoras, ao meio-dia (Praça TV). O telejornal está no ar no Rio Grande do Sul desde 6 de março de 1972, e em Santa Catarina está no ar desde novembro de 1979. O jornal é retransmitido pela TVCOM logo após a exibição pela RBS TV em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul o Jornal do Almoço também era retransmitido pela TVCOM, porém o canal comunitário foi substituído pelo projeto OCTO, que não retransmite o JA.
Principal programa da RBS TV, estreou em 6 de março de 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Rede Globo para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Gaúcha interrompia a programação da Rede Globo. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes tinha duas horas de duração. Seus primeiros apresentadores foram Cláudio Andara e Wilson Rivoire, no quadro `Notícias" e Tânia Carvalho, no quadro "Variedades". Em novembro de 1979, a TV Catarinense (atual RBS TV SC) estreou a versão catarinense do telejornal.
Em 05 de outubro de 2015, o Jornal do Almoço ganhou uma nova vinheta, grafismos e trilha


Programa: Nosso Encontro
Emissora: TV A Crítica (Record)
Primeira transmissão: 13 de agosto de 1972
Tempo no ar: 44 anos

Nosso Encontro e um programa de televisão brasileiro apresentado desde 13 de agosto de 1972 por Baby Rizzato, que vai ao ar todas os sábados pela TV A Crítica.
O nome do programa originou-se do primeiro encontro entre Baby Rizzato e Heron Rizzato, o primeiro produtor do programa, e ex-marido de Baby Rizzato. O Nosso Encontro mereceu a atenção especial de homens ilustres como José Airton Pinheiro e Umberto Calderaro Filho, principais idealizadores apoiadores para o crescimento do programa.
O programa foi tão concebido que ao longo de três décadas e meia resistiu a expressivas mudanças na televisão amazonense. A primeira foi da TV Baré, que pertencia aos Diários Associados, transmitindo a programação da Rede Tupi para a mesma TV Baré transmitindo a programação do SBT; a segunda da TV Baré para TV A Crítica (mudança de controle acionário da emissora, porém ainda afiliada ao SBT) e a terceira da TV A Crítica afiliada ao SBT para TV A Crítica afiliada Rede Record.
Música, moda, culinária, entrevistas sem censura e cartas marcadas, praticando um jornalismo sem mordaça, e discussões sobre assuntos polêmicos da semana continuam sendo os principais atrativos do programa. O programa passou por diversas fases, desde o colunismo social eletrônico, destacando personalidades da sociedade manauara, até fases mais polêmicas, ao promover debates com temas de interesse público, com entrevistas com autoridades locais.
Há 38 anos no ar, o programa é apresentado ao vivo sempre aos sábados, comunicando-se com um público que foi conquistado através do tempo. É assistido pelos que gostam e também pelos que não gostam. Sempre foi assim. O horário de exibição do programa variou bastante durante todos os anos em que está no ar, chegando a ter duas horas de duração durante as tardes, que foram gradativamente reduzidas por força de imposição da programação nacional de rede (atualmente o programa tem uma hora de duração). Passou por diversos horários, a maioria na faixa vespertina, porém já chegou a ser transmitido no horário da manhã (iniciando às 10 da manhã), como acontecia em alguns anos na vigência do horário brasileiro de verão. Também já houve exibições ao vivo do programa fora de seus estúdios, como a que ocorreu no Teatro Amazonas, por ocasião do aniversário de 25 anos de programa.
A abertura do programa sempre foca na apresentadora, a jornalista Baby Rizzato, como a grande âncora do programa. No início e até meados da década de 1990 as aberturas eram feitas em ambiente externo, valorizando a paisagem natural de Manaus, em locais como a Ponta Negra, sempre de maneira bastante artesanal. À medida que a emissora se modernizava as aberturas foram ganhando traços mais tecnológicos, com aberturas feitas em próprio estúdio, sempre focando na apresentadora. O tema de abertura nas décadas de 1970 e 1980 foi a música Baby do cantor e compositor Arthurzinho (Oh, baby me mostra o caminho certo, que é pra eu poder ficar mais perto, mais perto do seu coração...) e posteriormente substituída, na década de 1990, para a música homônima Baby, composta por Caetano Veloso e na voz da cantora Gal Costa (Você precisa saber da piscina, da margarina, da Carolina, da gasolina; você precisa saber de mim). Atualmente o tema de abertura é instrumental e gravado especialmente para o programa.
O Nosso Encontro foi o primeiro programa local em formato de revista eletrônica, assim como o primeiro a ser exibido em cores. É também o que mais tempo permanece no ar, ou seja o mais antigo da televisão amazonense. É transmitido pela TV A Crítica, um dos braços do império da Rede Calderaro de Comunicação, que possui ainda o jornal de maior circulação do Estado, e algumas emissoras de rádio.


Programa: Globo Repórter
Emissora: Rede Globo
Primeira transmissão: 3 de abril de 1973
Tempo no ar: 43 anos

Globo Repórter é um programa jornalístico semanal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo que vai ao ar nas noites de sextas-feiras, atualmente apresentado por Sérgio Chapelin e Glória Maria. Estreou em 3 de abril de 1973, em substituição ao extinto Globo Shell Especial.
O Globo Repórter, tal como conhecemos hoje, nasceu da ideia de criar um jornalístico semelhante ao 60 Minutes da CBS News. Porém, como então a Rede Globo não dispunha de estrutura para produzir um programa constituído basicamente de externas, optou por adotar o modelo do extinto Globo Shell Especial e produzir cinedocumentários com narração em off do apresentador


Programa: Fantástico
Emissora: Rede Globo
Primeira transmissão: 5 de agosto de 1973
Tempo no ar: 43 anos

Fantástico (originalmente Fantástico: O Show da Vida) é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Rede Globo. Com estreia em 5 de agosto de 1973, foi criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a participação do Armando Nogueira, Borjalo, Augusto Cesar Vanucci, Manoel Carlos e Ronaldo Boscoli, num formato de revista eletrônica. A música de abertura é de autoria de Guto Graça Mello com letra de Boni.
No início, o programa não tinha apresentadores fixos. A locução das matérias era feita por Cid Moreira e Berto Filho. Nos primeiros anos, Cid Moreira e Sérgio Chapelin apresentavam o Fantástico, O Show da Vida, juntamente com artistas do elenco da Globo que se revezavam a cada domingo. Um dos principais diretores do programa foi José Itamar de Freitas, e Léo Batista apresentava noticias sobre esportes.
Chico Anysio, com textos de Marcos César respondia pelo humor. Marcelo Adnet tinha também seu quadro de humor em junho de 2013, em Agosto quando completou 40 anos do programa. Adnet satirizava videoclipes para o quadro comemorativo até 22 de setembro de 2013. O humor e improviso ficava por conta da dupla Pedro Cardoso e Graziella Moretto em 2014.
Entre os principais apresentadores que já passaram pela história do programa estão Cid Moreira, Sérgio Chapelin, Valéria Monteiro, Willian Bonner, Celso Freitas, Fátima Bernardes, Sandra Annemberg, Pedro Bial, Glória Maria, Patrícia Poeta, Zeca Camargo, Renata Vasconcellos e Renata Ceribelli, a última deixou o posto de âncora do programa e passou a ser correspondente exclusiva nos EUA e também na Europa desde 12 de janeiro de 2014.
Atualmente, Tadeu Schmidt e Poliana Abritta apresentam o Show da Vida, sendo substituídos em suas ausências pelos apresentadores Evaristo Costa (do Jornal Hoje), Ana Paula Araújo (do Bom dia Brasil), Ana Luíza Guimarães (do RJTV) e Fernanda Gentil no esporte (do Globo Esporte). O programa é reprisado pelo canal Globo News, e o site do programa disponibiliza grande parte do seu conteúdo.


Programa: Bom Dia São Paulo
Emissora: TV Globo São Paulo
Primeira transmissão: 18 de abril de 1977
Tempo no ar: 39 anos

Bom Dia São Paulo é um telejornal local brasileiro transmitido pela TV Globo de São Paulo e ancorado pelo jornalista Rodrigo Bocardi. O programa conta com comentários esportivos de Abel Neto, Radar SP com Glória Vanique e o Quadro Verde, às Sextas-Feiras, com Ananda Apple.
O telejornal traz as primeiras notícias do estado nas manhãs, com informações sobre os fatos mais importantes do dia, entrevistas, acontecimentos , previsão do tempo, situação do trânsito em sua capital e nas principais rodovias e resultados da última rodada esportiva entre outras informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...