Olhem como qualquer reclamação de cliente pode levar a uma
descoberta totalmente inesperada do seu produto. Parece coisa de louco!
Esta e a moral de uma história que esta circulando de boca
em boca entre os principais especialistas norte-americanos em atendimento ao
cliente.
A história ou "causo", como esta sendo batizada
aqui no Brasil, começou quando o gerente da divisão de carros Pontiac, da GM
dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente.
Eis o que ele escreveu:
"Esta e a segunda vez que mando uma carta para vocês e não
os culpo por não me responder. eu posso parecer louco, mas o fato é que nós
temos uma tradição em nossa família, que e de comer sorvete depois de jantar.
repetimos este habito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu
sou encarregado de ir comprá-lo.
Sempre que eu comprar sorvete de baunilha, quando volto da
loja pra casa, o carro não funciona. Se comprar qualquer outro tipo de sorvete,
o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente
louco, mas não importa o quão tola possa parecer minha reclamação. O fato é que
“estou muito irritado com meu Pontiac.”
A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o
presidente da empresa acabou recebendo uma copia da reclamação. Ele resolveu
levar a serio e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta.
O funcionário e o reclamante, um senhor bem sucedido na vida
e dono de vários carros, foram à sorveteria no fatídico Pontiac. O engenheiro
sugeriu sabor de baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não
funcionou.
O funcionário da GM voltou nos dias seguintes, há mesma
hora, e fez o mesmo trajeto. Mais uma vez o carro só não pegava na volta,
quando o sabor escolhido era baunilha.
O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro,
que passou a fazer experiências diárias, anotando todos os detalhes possíveis
e, depois de duas semanas, chegou a primeira grande descoberta.
Quando escolhia
baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque este tipo de sorvete estava
bem na frente. Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: como o
tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em comparação ao
tempo dos outros sabores, o motor não chegava a esfriar.
Com isso, os vapores de combustível não dissipavam,
impedindo que a nova partida fosse instantânea. A partir deste episodio, a
Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível e introduziu a alteração
em todos os modelos a partir desta linha.
Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo,
alem da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha. A GM distribuiu também
um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a serio ate reclamações
mais estapafúrdias, porque pode ser uma grande inovação por de traz de um
sorvete de baunilha diz a carta da GM.
Isso serve para as empresas nacionais que não tem o costume
de dar atenção a seus clientes, tratando-os ate mal. com certeza esse
consumidor americano comprara outro Pontiac, porque qualidade não esta dentro
da empresa, esta também no atendimento que dispomos aos nossos clientes.
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