Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

Do real ao virtual: Bloods vs Crips

Se você já jogou GTA San Andreas certamente conhece a rixa que tem entre as gangues (principalmente entre a Groove Street e os Ballas), e provavelmente também sabe que todas as gangues retratadas no game foram baseadas em gangues e organizações criminosas reais..Mas para quem não sabe ainda qual e qual, estou fazendo esse post focando somente na Groove, Ballas e as gangues reais que as originaram..

Groove Street Families

Cor: Verde
Territórios: Ganton, Playa Del Seville, Temple, Santa Maria Beach
Atividades: Homicídios, Roubos
Aliados: Varrios Los Aztecas, Triads
Rivais: Ballas, Los Santos Vagos

A Grove Street Families - também conhecida como Grove Street Aliança ou GSF - é uma gangue de rua em Los Santos, San Andreas. É a gangue de Carl Johnson, protagonista do jogo. Entre todas as gangues de Los Santos, esta é a mais criticada por outras gangues por ser contra a venda de drogas pesadas, entorpecentes, prostituição e roubos na região, apesar dos inúmeros crimes e atos violentos cometidos em seu território, Ganton. A Grove Street é chefiada por Sweet, até a chegada de Carl Johnson, que passa a ser o líder da gangue e tem como objetivo principal fazer com que a gangue seja reconhecida novamente por outras gangues de San Andreas e até mesmo por pessoas. Big Smoke e Ryder também são membros notórios do grupo. Para ser reconhecida novamente como uma das maiores gangues do estado, a Grove Street Families contará com a ajuda de vários personagens, entre eles César Vialpando, Catalina, Denise e a gangue Varrios Los Aztecas, uma gangue aliada.
Os Ballas e os Los Santos Vagos são os principais inimigos da Grove Street Families. Essas duas gangues são responsáveis pelo controle de mais de 60% do território criminoso de Los Santos, principalmente na região leste da cidade.

A Groove Street real: Bloods

Bloods
Fundação: 1970
Local da fundação: Los Angeles, California
Cor: Vermelho
Territórios: Compton, Inglewood, East Los Angeles
Afiliações: Game (rapper)
Atividades: Homicídio, tráfico de drogas, roubo e extorsão
Aliados: People Nation
Rivais: Crips, Folk Nation

Os Bloods são uma das gangue estadunidense com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia. Eles são reconhecidos pela cor vermelha, usado pelos membros, e seu símbolo com os dedos que forma a palavra "blood" (sangue em português). Os Bloods são formados por vários sub-grupos conhecidos como "sets" que possuem características próprias como estilo das roupas e cores e operações. Desde sua formação os Bloods já se espalharam por todos os Estados Unidos, e também influenciaram vários grupos de jovens a usar o mesmo nome na Europa.

História
Em meados de 1971, os Avalon Garden Crips e Inglewood Crips e mais alguns sets de Crips juntaram forças. Eles começaram a expandir o território Crip, para áreas não-Crip, que eram controladas pelos L.A. Brims, uma poderosa gangue de rua formada em 1969. Para responder às investidas dos Crips, muitas pequenas gangues se juntaram e formaram os Bloods, incluindo os Bishops e os Anthem Park Boys. Os Denver Lanes também tinha rixa com os Crips mas eles acabaram por desaparecer de L.A.

Os membros, estimados entre 25.000 e 30.000 e espalhados em quase todas as maiores cidades dos Estados Unidos, são conhecidos por vestirem cores vermelhas. O símbolo da gangue é a palavra inglesa "Blood" (em português: sangue) feito pelas suas próprias mãos.

Entre os membros mais conhecidos destacam-se o rapper The Game que afiliou-se aos Bloods nos anos 90.

Segundo alguns, 2Pac não era um membro declarado dos Bloods. Ele apenas conhecia membros, assim como conhecia dos Crips. Esse boato era apenas porque seu empresário, Suge Knight era um membro declarado dos bloods. As siglas BLOODS significam Brotherly Love Override Oppressive Destruction's.




Ballas

Cor: Roxo
Territórios: East Los Santos, Idlewood, Jefferson, Willowfield, Glen Park, Verona Beach
Atividades: Homicídios, Roubos, Trafico de drogas
Aliados: Varrios Los Aztecas, Triads
Rivais: Ballas, Los Santos Vagos

Os Ballas é a mais influente gangue em Los Santos, tendo sido em torno desde a década de 1970. Um dos  líderes de um dos varios territorios de Los Santos sob controle dos Balas , Kane, é morto por CJ e Sweet em uma missão Los Sepulcros, existem outros lideres como lider balla" que estava presente e foi um dos responsaveis por arquitetar a missao que acabou com a tragica morte de Beverly Jonhson a mae de CJ(o objetivo na verdade era matar Sweet) e Bala Pimp que na cena de introduçao da morte de Beverly aparece poucos instantes antes conversando com lider bala e um  outro membro desconhecido . Eles estão envolvidos no tráfico de drogas, violência de gangues, a prostituição, tráfico de armas, vandalismo, degeneração, mas principalmente, a comércio da cocaina. Os Ballas são rivais dos Grove Street Families e dos Varrios Los Aztecas, e têm laços com os Los Santos Vagos, San Fierro Rifa, e o Loco Syndicate de estupefacientes, bem como a máfia russa para armamento. Os Ballas também colaboram com o C.R.A.S.H.. Além disso, Big Smoke ficou contra a Grove Street Families para liderar os Ballas com o seu tenente o Ryder. Ao contrário do GSF, os Ballas não têm reservas quanto a ganhar dinheiro com a venda de drogas, a disseminação da cocaina. A gangue é incrivelmente grande, dividida em 4 gangues: Rollin Height Ballas,Kilo Tray Ballas, Temple Drive Ballas e Front Yard Ballas.

Os Ballas reais: Crips

Crips
Fundação: 1969
Local da fundação: Los Angeles, California
Cor: Azul
Anos ativo: 1969-presente
Territórios: Nationwide,Compton
Crimes: tráfico de drogas, roubo, extorsão, homicídio
Aliados: Folk Nation, Gangster Disciples, La Raza, Black Guerrilla Family, Norteños
Rivais: Bloods, People Nation, Ñetas, Sureños, Mara Salvatrucha

Os Crips são um gangue de rua fundada em Los Angeles, Califórnia, em 1969 pelos jovens de quinze anos Raymond Washington e Stanley Williams. O que era inicialmente uma sigla de gangue passou a ser uma das maiores e mais poderosas gangues de rua dos Estados Unidos, e do mundo também, ultrapassando a marca 35 000 membros, com uma vagamente conectada rede de sets, que são subdivisões das gangues em áreas diferentes.

A gangue é conhecida pelo envolvimento em assaltos, assassinatos, e tráfico de drogas, entre outros crimes e também pelo hábito de seus integrantes vestirem roupas de cor azul. Contudo, essa prática está sendo abandonada por causa da facilidade da polícia em identificar os membros da gangue.

Esta gangue também é conhecida por ter uma intensa e amarga rivalidade com os Bloods, com as gangues de Chicago e com algumas gangues latinas.

História dos Crips
Em 1969, um jovem de Los Angeles chamado Raymond Washington de 15 anos, organizou um grupo de jovens da vizinhança e começou uma gangue chamada Baby Avenues. Os Baby Avenues queriam criar uma gangue de jovens que já tinham envolvimentos em gangues desde 1964 e tinham feito alguns trabalhos para os Panteras Negras.

A gangue começou a se chamar Avenue Boys, já que a sua área era na Central Avenue em East Los Angeles. Raymond Washington, junto com Stanley Williams (Tookie), Anglo "Barefoot Pookie" White, Michael "Shaft" Concepcion, Melvin Hardy, Jimel "Godfather" Barnes, Bennie Simpson, Greg "Batman" Davis, Mack Thomas, Raymond "Danifu" Cook, Ecky, No 1 e Michael Christianson ficaram fascinados com a grande exposição dos Black Panthers e queriam transformar os Baby Avenues em uma força maior. Os Baby Avenues começaram a usar o nome Avenues Cribs já que alguns membros viviam na avenida (Central Avenue). Os membros dos Baby Cribs tinham que usar lenços azuis (bandanas) em volta do pescoço ou na cabeça. O azul se tornou a cor de sua bandeira. Stanley "Tookie" Williams fundou sua própria gangue depois e os chamou de Westside Crips. Os Crips se tornaram conhecidos pela área de Los Angeles, e mais jovens entravam para a gangue. Chegou um momento que os Crips superavam as outras gangues em 3 por 1. Em função de discussões internas da própria gangue, estes, insatisfeitos uniram se a outras gangues menores formando (Piru Street Boys, entre outras) o que mais tarde seriam os Bloods, sua arqui rival.

Em 1971, o uso da palavra "Crip" se tornou comum entre os membros da Avenues Cribs que se tornou um nome para a gangue. Nesse tempo,Raymond Washington e sua gangue influenciaram jovens de outras áreas resultando na formação de várias outras gangues de Crips, ultrapassando a divisa entre cidades. O que teria sido formado em East Los Angeles (Baby Avenues), cruzou o condado de Los Angeles, chegando em Compton, Long Beach, Inglewood, Watts, Crenshaw, Willowbrook e outras concentradas principalmente no subúrbio de Los Angeles.

Algumas dessas outras gangues são Avalon Garden Crips, Eastside Crips, Inglewood Crips e Westside Crips.

As siglas CRIPS significam Comunity Revolution In Progres'S

Rivalidade e Violência
As gangues Crips eram expancionistas e, por causa de sua fome territorial, outras gangues se juntaram para se proteger e formaram o que hoje é a gangue dos Bloods. Eles adotaram a cor vermelha como sua bandeira, por ser reconhecida facilmente como "oposta" à bandeira azul dos Crips.

Uma grande rivalidade surgiu entre essas duas gangues através dos anos 70 e 80.

Meados dos anos 80,os Crips estavam envolvidos em tráfico de drogas que eles iniciaram e expandiram através dos EUA uma nova droga para meados dos anos 80, chamada "Crack". Durante meados de 1980 os Crips criaram várias conexões com outras gangues ao redor da América e países vizinhos.

Em meados de 1990, o tráfico de drogas com a Colômbia estava a todo vapor. As gangues de ruas começaram a usar o tráfico como uma operação de negócios. A violência era o procedimento padrão para essas gangues. Nessa época as gangues cresciam de maneira assustadora.

Super gangues, como os Latin Kings, Crips, Bloods, Sureños e Gangster Disciples espalharam suas influências por toda a América. As cidades grandes começaram a sofrer com a violência das gangues.

A criminalidade cresceu para todo lado. Mas apesar do aumento na criminalidade, as gangues cresciam mais. Todos os anos o número de membros de gangues crescia nas pesquisas.

Para diminuir a violência entre Crips e Bloods, uma trégua foi assinada em Watts.

A trégua foi baseada nos ideais criados pelo fundador dos Crips, Stanley "Tookie" Williams no seu "Tookie Protocol For Peace".

Embora tenham diminuído, os crimes continuam acontecendo.

Rappers Crips
Muitos rappers, em particular rappers da Costa Oeste Norte americana, tem ligações fortes com os Crips em Los Angeles. Snoop Dogg, é um membro do Rollin' 20 Crips em Long Beach assim como Warren G, Nate Dogg, Goldie Loc, Tray Deee e Xzibit, enquanto WC é membro dos 111 Neighborhood Crips de South Central Los Angeles. Entre esses o falecido Eazy-E (1995), membro da N.W.A. era membro dos Kelly Compton Crips, e considerado um ícone das gangues de East Compton.

O membro da G-Unit Spider Loc é membro do 97th Street East Coast Crips.

Há também rappers que dizem ter ligação com gangues, mas nunca provaram. Young Jeezy disse ser um Crip, mas sem nenhuma prova.

Identificação da gangue
Por muitos anos, os Crips eram caracterizados por sua tendência em vestir azul para identificar facilmente uns aos outros. Uma das teorias da origem da seleção dessa cor é que era a cor da Washington High School em South L.A.. A outra teoria é de que o co-fundador, Stanley Willians, teve um amigo bem próximo conhecido como "Buddha", que costumava vestir camisas, calças, sapatos, e um lenço que ficava em seu bolso de trás esquerdo, todos da cor azul. Quando Buddha morreu, Willians adotou a cor azul para os Crips em homenagem a ele.

Um set em particular dos Crips, os Grape Street Crips, são conhecidos por usar roxo combinando com azul. Os Shotgun Crips (SGCs) são separados em três sub-sets: a Nine, em 39th Street; os Foe, em 134th Street; e os Deuce em 132nd street na cidade de Gardena e eles são conhecidos por vestirem verde-escuro, a cor da cidade de Gardena, combinando com o tradicional azul, para mostrarem que esses são os Shotgun Crips, da cidade de Gardena.

Crips também usam lenços azuis e tênis esportivos da marca British Knights, usando a sigla da companhia BK (que eles usam como um acrônimo inverso em referência a "Blood Killas", ("matadores de Bloods").

Mais recentemente, no entanto, os Crips começaram a parar de usar as cores como meio de identificação, por que assim eles atraíam facilmente a atenção da polícia. Metódos como o uso de jaquetas de determinado times colegiais ou o uso de bonés, são usados de vez em quando, mas geralmente quando os membros de uma sede querem saber em qual sede um outro membro atua eles verificam as tatuagens.

Eles também costumam usar o C-Walk e também o Staccin para se identificar. O Staccin é como a Libra, os crip's e os blood's gesticulam para se identificarem e também para agredirem uns aos outros. O C-Walk que é uma dança, é usado como forma de se identificarem e desreispeitar um território rival.

Muitos Crips também modificam palavras que contém a letra B ou escolhem outra palavra para substituí-la, preferencialmente uma palavra iniciada por C. Eles também repetem a letra C em palavras que contém Ck (por causa dos Bloods usarem a sigla ck: Crip Killa - Matador de Crip.




Créditos
Videos: Youtube
Imagens: Google e Know Gangs
Texto: (Groove e Ballas): Grand Theft Auto Wiki e (Bloods e Crips) Wikipedia

2 comentários:

  1. gta 5 apk
    The very first GTA game sparked instant controversy over the high level of violence. It looks tame in comparison to today's ultra-gory games, but one scene in particular - in which a group of Hare Krishna monks could be run over to earn bonus points - was particularly problematic.

    ResponderExcluir
  2. gta 5 apk
    The very first GTA game sparked instant controversy over the high level of violence. It looks tame in comparison to today's ultra-gory games, but one scene in particular - in which a group of Hare Krishna monks could be run over to earn bonus points - was particularly problematic.

    ResponderExcluir

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...