Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Personagens Classicos: Vito Corleone

Ficha do Personagem

Nome original: Vito Andolini Corleone
Língua original: Inglês, italiano (dialeto siciliano)
Nascimento: 7 de dezembro de 1891 em Corleone, Itália
Morte: 14 de agosto de 1955 em Nova Iorque, Estados Unidos
Família: Família Corleone
Filmes: The Godfather e The Godfather Part II
Interpretado por: Marlon Brando (idade 53~63) e Robert De Niro (idade 25~33)

Don Vito Corleone (nascido Vito Antonio Andolini; Corleone, 7 de dezembro de 1891 - Nova York, 14 de agosto de 1955) é um personagem fictício do romance The Godfather, de Mario Puzo (O Poderoso Chefão), presente também na adaptação cinematográfica, dirigida por Francis Ford Coppola em 1972.
Foi interpretado por Marlon Brando em The Godfather (O Poderoso Chefão), e por Robert De Niro em The Godfather: Part II (O Poderoso Chefão: Parte II), quando ainda jovem. É um ambicioso imigrante que parte da Itália (mais precisamente da Sicília) para os EUA, e que constrói um império, tendo a Máfia como instrumento. Ama, acima de tudo, sua família, razão pela qual não queria nenhum de seus filhos trabalhando no ramo mafioso.
Entretanto, contrariando seu desejo, seu filho caçula Michael Corleone (Al Pacino) tornou-se o Don após sua morte. Teve outros dois filhos, Santino "Sonny" Corleone (James Caan) e Frederico "Fredo" Corleone (John Cazale), e uma filha, Constanza "Connie" Corleone (Talia Shire), além de um filho adotivo, Tom Hagen (Robert Duvall), que é o consigliere da família.
O personagem Vito Corleone foi baseado em integrantes reais da mafia como Joseph Bonanno, Frank Costello e Vito Genovese.
De acordo com o romance e o filme, Vito Corleone nasceu em 1887, mas no filme The Godfather: Part II é mencionado que ele teria nascido a 7 de dezembro de 1891.

Historia
Em 1901, seu pai, Antonio Andolini, foi morto por um chefe da máfia na Sicília conhecido como Don Francesco Ciccio, por ter se recusado a pagar um tributo, tendo isso sido considerado um insulto pelo Don. O irmão mais velho de Vito, Paolo Andolini, jurou vingança e desapareceu nas montanhas. Vito foi o único homem que acompanhou sua mãe no funeral de seu pai. Entretanto, durante o funeral, Paolo, que apareceu para assistir, foi assassinado. Algum tempo depois, os homens de Ciccio foram até a residência dos Andolini para matar Vito. Desesperada, Signora Andolini, mãe de Vito, foi se encontrar com o Don.
 
Quando chegou para ver DonCiccio, ela implorou pela vida de seu filho, dizendo que ele não procuraria vingança, mas seu pedido foi negado, pelo fato de que Ciccio acreditava que quando adulto Vito procuraria se vingar. Em pânico com a resposta de Ciccio, Signora Andolini agarra-o por trás e o ameaça, colocando uma faca em sua garganta, dizendo para Vito fugir. Ciccio consegue se desvencilhar e um de seus homens, dispara com uma lupara contra a mulher, matando-a imediatamente. Vito consegue fugir dos homens de Ciccio, e durante aquela noite esconde-se com a ajuda de amigos da família, sendo mandado posteriormente para os Estados Unidos em um navio com outros imigrantes. Não falando inglês, ele é renomeado como Vito Corleone, quando o agente da imigração lê a identificação em sua roupa que diz: "Vito Andolini, de Corleone" (no romance ele escolhe o sobrenome Corleone).
Corleone foi adotado posteriormente pela família Abbandando em New York, e se tornou o melhor amigo de Genco Abbandando, amigo este que futuramente se tornaria seu consigliere. Anos depois, Corleone casou-se e estabeleceu uma família. Vito começou a trabalhar no armazém de Abbandando, mas perdeu seu emprego, devido ao fato de Abbandando ter sido forçado a dar um emprego ao sobrinho de Don Fanucci.
Depois disso, Corleone conheceu Peter Clemenza, que pediu a Vito para guardar uma trouxa com o conteúdo desconhecido. Nesse pacote havia armas, mas Vito o guardou mesmo assim, vindo Clemenza pegá-lo dias depois. Em recompensa Clemenza oferece a Vito um tapete para sua casa, dizendo que iria pegá-lo na casa de um amigo. Chegando na casa, o referido “amigo” de Clemenza não estava, fazendo-o entrar e pegar o tapete. Na verdade, ele estava cometendo um roubo e quase foi pego quando um policial apareceu, mas nada aconteceu.
Corleone começou a viver e prosperar graças a esses pequenos crimes e fazendo favores em troca de lealdade. Ele cometeu seu primeiro assassinato matando Don Fanucci, o padrone da vizinhança. Havia rumores que Fanucci era membro da “Mão Negra”, em 1919.
Tempos depois o jovem Vito começa um negócio de importação de azeite com seu amigo Genco Abbandando. Por anos ele usou esse negócio como fachada para o sindicato do crime organizado, fazendo fortuna com as operações ilegais. Durante uma viagem a Sicília com sua família em 1925, ele vingou seus pais e irmão, assassinando Don Ciccio e seus comparsas.
No começo da década de 30 Vito Corleone estabeleceu a “Família Corleone” com a ajuda de Peter Clemenza, Salvatore Tessio e Abbandando. E se tornou o Don da Família. Foi nessa época que Genco Abbandando tornou-se o conselheiro da família.
Em 1945 Corleone foi seriamente ferido em um atentado. Isso se deu devido a Vito ter recusado a proposta de Virgil Sollozzo, o "Turco", de investir no ramo de narcóticos e usar os contatos políticos para não terem problemas a respeito desse novo negócio. Isso desencadeou uma série de eventos como o assassinato de seu primogênito Sonny e a eventual introdução de Michael à Família.
Sonny, Don Vito, Michael e Fredo Corleone
Vito morreu devido a um ataque do coração em Agosto de 1955, enquanto brincava com seu neto Anthony Corleone. Após isso, seu filho Michael assumiu o controle da Família. Sua ultima frase "A Vida é tão Bonita", aparece somente no livro.
Vito Corleone era um homem muito calmo e tranquilo. Nunca interrompia a fala de ninguém, pois pensava que as pessoas devem escutar, para ouvir o que os outros tem a dizer, e nunca elevava seu tom de voz, pois pensava que quem fazia isso estava nervoso, porque já havia perdido a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...