Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Clássicos dos games: Mortal Kombat 2

Continuando com os games clássicos, hoje e a vez de Mortal Kombat 2





Para quem não conhece (meio impossível isso, mas tudo bem), Mortal Kombat é uma franquia criada por Ed Boon e John Tobias, sendo originalmente uma série de jogos eletrônicos desenvolvida pela Midway Games. O primeiro título da série foi Mortal Kombat, lançado em 1992. A maior parte da série é formada por jogos de luta, mas devido ao seu grande sucesso, a série se expandiu para outras mídias como filmes, séries de TV e quadrinhos.

Ed Boon
John Tobias
Mas hoje só focaremos no segundo titulo da serie de jogos, o Mortal Kombat II

Mortal Kombat II (também chamado de MKII) é o segundo título da série Mortal Kombat. Os eventos ocorridos durante esse jogo são retratados em Mortal Kombat: Shaolin Monks, mas o enredo de Mortal Kombat: Shaolin Monks não é o mesmo do Mortal Kombat II.

O jogo
Essencialmente, Mortal Kombat II é a continuação do primeiro Mortal Kombat, cujo o sistema de jogo foi mantido, com certos adicionais. Alguns personagens ganharam movimentos novos, assim como foram introduzidos múltiplos fatalities e outras finalizações. Assim como seu antecessor, cada personagem possuía características próprias, movimentos especiais e finalizações.

Assim como no primeiro jogo da série, as lutas eram divididas em três rounds. O lutador que conseguisse vencer dois rounds teria a possibilidade de executar o oponente usando seu fatality. Foram introduzidas outras finalizações, como os babalities, friendships, e os fatalities do estágio.
Os personagens de Mortal Kombat II tiveram um acabamento melhor. Isso se deve ao fato que, além da digitalização das imagens, foram acrescentadas melhorias feitas a mão, desenhando-se sobre as imagens. O jogo ficou menos sério que o antecessor, com adição das finalizações divertidas em contraponto com os fatalities.

História
Depois de sua derrota para Liu Kang na ilha onde acontecia o Mortal Kombat e jurando lealdade a Shao Kahn, Shang Tsung teve sua vida poupada. Ele disse ao Imperador que o torneio deveria ocorrer em Outworld, tendo Kahn a vantagem de lutar em seu reino e impedindo as regras impostas pelos deuses Anciãos. Tomado pela ganância da conquista, Shao Kahn aceitou o plano e devolveu a juventude a Tsung.
Sendo assim, o feiticeiro deu início ao Mortal Kombat II, enviando uma mensagem a Raiden e aos guerreiros da Terra para que lutassem em Outworld na desculpa de que, caso ganhassem, Outworld desistiria para sempre da Terra. Na verdade, esse torneio era uma mera distração para o Imperador, pois Shao Kahn já tramava invadir a Terra em busca de Sindel.

Dessa vez, a Terra contava com o campeão Liu Kang, o monge Kung Lao, o astro Johnny Cage, o major das Forças Especiais dos EUA, Jackson "Jax" Briggs e deus do trovão Raiden. Enquanto isso, Kahn preparava suas hordes comandas pelo guerreiro tarkatan Baraka, seu assassino pessoal Reptile e suas filhas "gêmeas", Kitana e Mileena - além de Shang Tsung e Kintaro, humanoide de quatro braços confiado a proteger o trono de Outworld.
Enquanto isso, Scorpion e Sub-Zero entram no torneio à fim de vingança entre seus clãs. Os então Henzo Hazashi (Scorpion) e o irmão de Bi-Han (Classic Sub-Zero) , Sub-Zero, se enfrentariam com ódio diante das intenções do Imperador. Mas, este torneio guardava muitos segredos: a verdadeira história de Kitana e Mileena, a protetora Jade e o ninja Smoke - um espião dos Lin Kuei infiltrado no Mortal Kombat.
A história é vagamente similar à de Mortal Kombat: Shaolin Monks, mas com algumas alterações e contradições.

Personagens jogáveis
Abaixo deixo um pequeno resumo dos personagens e suas finalizações (exceto pelo Babality, pois todos dessa versão são iguais.
Obs: os nomes entre ( ) são dos atores utilizadas para a captura de movimentos
Tela de seleção de personagens


Liu Kang (Ho Sung Pak)
Um dos personagens principais da série, é o monge Shaolin campeão do Mortal Kombat. Viaja para Outworld procurando vingar seus companheiros, assassinados por guerreiros de Outworld. Foi presenteado com a imortalidade por Raiden.
Finalizações

*Deadly Uppercut: Liu Kang simplesmente faz uma cambalhota e aplica um gancho em seu oponente. O adversário não é explicitamente assassinado a menos que seja usado como um Stage Fatality, e foi criado para mostrar a fé de Kang no Shaolin.
*Dragon Bite: Liu Kank se transforma em um Dragao e come metade de seu oponente.
*Dancing Monk: Uma bola de discoteca desce do alto da tela e Liu Kang começa a dançar.



Kung Lao (Anthony Marquez)
Monge Shaolin, último descendente do lendário Kung Lao e amigo de Liu Kang.
Finalizações

*Body Slice: Kung Lao usa a navalha do seu chapéu para cortar o oponente verticalmente ao meio com um golpe limpo.
*Hat Decapitation: Kung Lao lança seu chapéu, que forma um arco para cima de repente, cortando a cabeça de seu inimigo fora.
*Bunny Trick: Kung Lao tira um coelho de dentro de seu chapéu.



Johnny Cage (Daniel Pesina)
Ator de Hollywood que se junta a Liu Kang em sua jornada em Outworld.
Finalizações

*Deadly Uppercut: Johnny Cage aplica um violento gancho em seu oponente que arranca a cabeça.
*Triple Punch Decapitation: Um fatality bizarro em que Cage realiza seu fatality uppercut, só que ao invés de uma só cabeça, Cage arranca fora três. O mais provável é que seja uma paródia de uma falha descoberta no primeiro jogo Mortal Kombat, onde Johnny Cage poderi arrancar várias cabeças no seu fatality.
*Torso Rip: Johnny Cage pega seu inimigo ao redor do torso e quebra seu oponente ao meio, jogando em seguida no chao.
*Autograph: Johnny Cage assina uma foto sua afirmando: "Para meu melhor fã! Cage".



Reptile (Daniel Pesina)
Guarda-costas de Shang Tsung. Reptile participou do primeiro Mortal Kombat, mas como personagem secreto.
Finalizações
*Tasty Meal: Reptile tira sua máscara, revelando um rosto reptiliano. Ele então abre a boca e estende sua longa língua, furando a cabeça de sua vítima, em seguida, rapidamente se retrai, arrancando a cabeça e come. Reptile, em seguida, esfrega o estômago, fazendo um ruido de satisfação "Mmmm".
*Inviso-Slice: Reptile fica invisivel e arranca a metade de seu oponente.
*Reptile Doll Sale: Reptile puxa um boneco do Reptile e aparece uma mensagem na tela dizendo: "Compre o boneco do Reptile".

Sub-Zero (Daniel Pesina)
Irmão de Noob Saibot, o Sub-Zero original, veio para descobrir o assassino que matou seu irmão e acaba juntando-se ao guerreiros da Terra.
Finalizações

*Snowball Granade: Sub-Zero cria uma pequena esfera de gelo e lança no oponente, que se aloja dentro de seu peito e detona, fazendo-o explodir.
*Ice Shatter: Sub-Zero congela seu oponente e depois o destroi com um gancho.
*Boneco do Sub-Zero: Sub-Zero puxa um boneco do Sub-Zero e aparece uma mensagem na tela dizendo: "Compre o boneco do Sub-Zero".

Shang Tsung (Dr. Phillip Ahn, M.D.)
O feiticeiro sombrio que convence Shao Kahn a poupar sua vida depois de perder o último torneio.
Finalizações

*Soultaker: Shang Tsung consome a alma de seu adversário, deixando para trás um cadáver encolhido.
*Inner Ear: Shang Tsung entra no corpo de seu oponente. O corpo sacode violentamente até que explode com Shang aparecendo no lugar do oponente.
*Kintaro Morph: Shang Tsung se transforma em Kintaro e soca a metade superior do corpo do adversário que vai parar do outro lado da tela.
*Rainbow: Shang Tsung abre os braços e cria um arco-iris.

Kitana (Katalin Zamiar)
Assassina pessoal de Shao Kahn e também sua filha adotiva. Passa a ajudar os guerreiros da Terra após descobrir a verdade sobre sua origem.
Finalizações

*Kiss of Death: Kitana tira a máscara e beija oponente na bochecha, que se expande como um enorme balão antes de explodir em pedaços.
*Fan Slice: Kitana decapita seu oponente usando seu leque.
*Birthday Cake: Kitana faz um bolo para seu oponente.

Jax Briggs (John Parrish)
Membro da Special Forces e parceiro de Sonya Blade, entra no torneio para resgatá-la de Shao Kahn.
Finalizações

*Head Clap: Jax bate as mãos violentamente sobre a cabeça de seu oponente, esmagando-o.
*Arm Rip: Jax agarra os braços do oponente e arranca-os fora de seu corpo.
*Super Quad Slam: Jax bate o seu adversário no chão várias vezes e, em seguida, ele bate o seu adversário no chão mais uma vez,fazendo ele explodir. (essa finalização aparece só na versão para Game Gear)
*Paper: Jax faz bonequinhos de papel.


Mileena (Katalin Zamiar)
Clone de Kitana e assassina pessoal de Shao Kahn.
Finalizações

*Sai Stabs: Mileena puxa seus Sais para fora e apunhala o seu adversário até a morte.
*Man Eater: O Fatality mais conhecido de Mileena.  Ela tira a máscara e literalmente inala seu oponente. Ela então se vira para o outro lado e regurgita os ossos no chão.
*The Planter: Mileena planta uma semente que vira uma flor.

Baraka (Richard Divizio)
Líder dos Tarkatans, segue ordens do imperador Shao Kahn contra as forças do bem.
Finalizações

*Blade Decapitation: Baraka estende uma lâmina e corta a cabeça de seu oponente com um único golpe.
*Blade Lift: Estendendo as duas lâminas, Baraka esfaqueia seu adversário no torso e levanta ele. Os gritos da vítima de dor que fica impotente antes de expirar, o corpo inerte se contorcendo como ele desliza para baixo das tesouras mortais.
*Present Box: Baraka pega uma caixa de presente e oferece a seu oponente.

Scorpion (Daniel Pesina)
Veio, pois ouviu falar que Sub-Zero retornaria. Posteriormente torna-se protetor do Sub-Zero para se desculpar da morte de seu irmão, até ser controlado juntamento com Noob Saibot pelo mago Quan Chi (Mestre do Sub Mundo).
Finalizações
Toasty!: Scorpion tira sua máscara, revelando um crânio, e cuspe fogo em seu oponente, queimando-o vivo e fazendo-o explodir
*Spear Slice: Scorpion pega sua kunai e rasga a garganta de seu oponente, depois corta o quadril, fazendo a parte de cima cair no chão.
*Scorpion Doll: Scorpion puxa um boneco do Scorpion e aparece uma mensagem na tela dizendo: "Compre o boneco do Scorpion".

Raiden (Carlos Pesina)
O deus do Trovão que retornou para dar um fim aos planos de Shao Kahn.
Finalizações

*Explosive Uppercut: Raiden se agacha e aplica um gancho eletricamente carregada em seu adversário, reduzindo-o em pedaços
*Electrocution: Raiden agarra seu oponente, levanta ele do chão e envia eletricidade em seu corpo que faz com que ele exploda.
*Kidd Thunder: Raiden cria uma versao em miniatura dele.



Agora que já conhece as finalizações, veja elas em ação.

Personagens não jogáveis


Jade (Katalin Zamiar)
Assassina de Outworld e amiga de infância de Kitana.
E uma personagem secreta.




Smoke (Daniel Pesina)
Amigo de Sub-Zero e membro do clã Lin Kuei.
E um personagem secreto.




Noob Saibot (Daniel Pesina)
O Sub-Zero do primeiro Mortal Kombat, que foi morto por Scorpion. Retorna como guerreiro de Outworld porém trabalha secretamente para Quan Chi vigiando Shao Kahn.
E um personagem secreto.






Kintaro (stop-motion)
Guerreiro Shokan, general dos exércitos de Shao Kahn e sucessor de Goro.  É o sub-chefe do jogo.







Shao Kahn (Brian Glynn, dublado por Steve Ritchie)
O imperador de Outworld. É o chefe do jogo.









Curiosidades
Diversos personagens não-jogáveis apareceram em Mortal Kombat II:

Kano (Richard Divizio): Aparece preso a correntes na arena "Kahn's Arena".







Sonya Blade (Elizabeth Malecki): Aparece presa a correntes na arena "Kahn's Arena".







Blaze (animação) e Hornbuckle (Ho Sung Pak): Aparecem ao fundo na arena "The Pit II".



Arenas

Há no total 11 arenas diferentes:

The Dead Pool 
Quando o oponente é derrotado nesta arena, ele pode ser atirado ao ácido.


Kombat Tomb 
Quando o oponente é derrotado nesta arena, ele pode ser atirado contra os espinhos do teto.

Wasteland


The Tower


Living Forest 
Algumas vezes, é possível ver Smoke e Jade atrás de uma árvore.

The Armory


The Pit II 
Quando o oponente é derrotado nesta arena, ele pode ser atirado ao fundo do precipício.

The Portal


Kahn's Arena


Goro's Lair 
Essa é uma arena secreta que só poderá ser vista se o jogador lutar contra um dos personagens secretos

The Blue Portal 
Essa é a arena secreta da versão para Sega Mega Drive, onde você luta contra um dos personagens secretos.

Áudio
Mortal Kombat II foi o primeiro jogo de arcade (assim como o título Mortal Kombat) a usar o sistema de som da Williams DCS. Todos os jogos depois dele usavam a mesma placa de som a não ser o primeiro Mortal Kombat que usava uma inferior da Yamaha.
A trilha sonora de Mortal Kombat II, que continha músicas de Mortal Kombat II e Mortal Kombat, foi lançada em julho de 1994.

Plataformas
A versão para Mega Drive é uma cópia da versão arcade, porém com gráficos e sons inferiores, devido a limitações no chip de som. A versão para Super Nintendo era a melhor em definição, som e jogabilidade, e possuia cenários muito bem desenhados, porem inferiores aos do arcade. O jogo saiu também para 32x, Sega Saturn, e Sony Playstation, onde recebeu duras críticas a respeito do controle, considerado o pior entre todos os consoles. Considerado por muitos fãs como o melhor da série, o jogo conta até hoje com uma legião de fãs.

OK...Mas afinal quem e esse cara?


Esse carinha ai do lado, que sempre aparece nos jogos e Dan Forden, o editor de som de quase todas as edições do jogo Mortal Kombat, ele é o homem que apareçe no canto direito inferior da tela quando algum dos personagens dá um gancho no outro, ele fala "Toasty" e depois desaparece, ainda não se sabe por que em definidos ganchos ele fala isso.
Era só uma brincadeira dos produtores, que adoram fazer brincadeira entre si mesmos, como o nome Noob Saibot, Noob é o contrário de Boon, do nome de um dos dois produtores Ed Boon, e a segunda é Saibot, contrário de Tobias, nome do outro produtor John Tobias, eles acharam a idéia legal, assim como os jogadores, virou quase marca do jogo, e até o atual MK9, ele está nos jogos.
Curiosamente, em todas as suas versões, ele apenas aparece com uma camisa roxa, mas em MK9, ele está com uma camisa azul e com a imagem de uma torrada com um pouco de manteiga estampada nela, provavalmente relacionado ao seu famoso dito "toasty", já que "toast" significa torrada em inglês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...