Ele nasceu, provavelmente em novembro ou dezembro de 1758, em Kohala do Norte, filho de Kekuiapoiwa, filha de um chefe Kona, e, provavelmente, de Keoua, chefe de Kohala, e inicialmente se chamava Pai'ea. Segundo a lenda, seu nascimento foi acompanhado de tempestades e luzes estranhas, sinais de um grande chefe. (ou a chegada do Shenlong...vai saber)
Rei Kamehameha I |
Por causa dos sinais, e das rivalidades com os clãs guerreiros, Kamehameha foi escondido, crescendo em Waipio, e retornando a Kailua aos cinco anos de idade. Lá, ele viveu com seu pais, e, após a morte do pai, foi treinado pelo tio, o rei Kalani'opu'u.
Um ano após a morte do Capitão Cook, Kalani'opu'u dividiu o reino entre seu filho Kiwala'o, que recebeu o poder político, e Kamehameha, que recebeu o deus da guerra Ku-ka'ili-moku. Após a morte de Kalani'opu'u em 1782, começou uma guerra entre Kiwala'o e Kamehameha, e depois da morte de Kiwala'o, ele teve que enfrentar Kahekili, rei de Maui, e seu primo Keoua, chefe de Puna e Ka'u.
O arquipélago foi apenas unificado em 1810, após várias batalhas onde foram introduzidas armas de fogo e canhões.
Kamehameha é lembrado pelo Mamalahoe, a "Lei da Pá Lascada", que protege os direitos humanos de não-combatentes em tempos de batalha. O nome havaiano completo de Kamehameha é Kalani Paiʻea Wohi o Kaleikini Kealiʻikui Kamehameha o ʻIolani i Kaiwikapu kaui Ka Liholiho Kūnuiākea .
Foi sucedido pelo seu filho primogénito Liholiho, que reinou com o nome de Kamehameha II. Kamehameha II visitou o Império do Brasil e o Reino Unido em 1824.
Só achei essa estatua (sem a criança) |
Kamehameha I foi homenageado ainda no século de sua morte com a construção de uma estátua em que aponta para o mar segurando uma criança no colo.
Curiosidade
Akira Toriyama, o criador do animangá Dragon Ball, nomeou o golpe principal dos personagens do desenho de Kame-hame-ha em sua homenagem. Ele não sabia que nome dar ao principal golpe dos Guerreiros Z, quando estava de viagem no Haiti. Ele queria algo forte, que terminasse com HA para tornar o grito mais impactante. Sua esposa, então, sugeriu usar o nome do rei Havaiano Kame-hame-ha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário