Translate

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2016

30 Curiosidades sobre o universo

Confesso, sou fascinado pelo universo, planetas, estrelas, etc. Então resolvi juntar 30 curiosidades sobre algo que assim como grande parte dos nossos oceanos, e um grande mistério ainda

1. A Via Láctea é 20 bilhões de vezes mais brilhante do que o Sol.

2. A maior estrela de que se tem notícia (pelo menos até agora) é a VY Canis Majoris, da constelação do Cão Maior. Ela possui 1,9 bilhões de quilômetros de diâmetro e porte de 1 800 a 2 100 vezes maior do que o nosso Sol.

3. A maior galáxia do universo conhecido – ou observável, vamos assim considerar – é a IC1101, com aproximadamente 100 trilhões estrelas.

4. O céu da Terra é azul; o de Marte é cor-de-rosa, o de Vênus, amarelo-laranja; o de Urano, verde; e o de Júpiter, preto.


5. A Terra poderá entrar em rota de colisão com os planetas Mercúrio, Vênus ou Marte daqui a 1 bilhão de anos. O mais provável é que ela colida com Mercúrio.

6. A Terra gira a 1 600 quilômetros por hora, mas viaja em sua órbita ao redor do Sol a mais de 107 000 quilômetros por hora.

7. Os cientistas encontraram há 900 anos-luz da Terra uma estrela do tipo anã-branca que esfriou e virou um enorme pedaço de carbono cristalizado. É o maior diamante de que a humanidade já teve notícias.

8. O Kepler 16 (AB)-b é um exoplaneta (planeta fora do nosso Sistema Solar) com uma peculiaridade incrível: ele possui dois sóis. O planeta recebeu o apelido de Tattooine, a terra do personagem da ficção científica Luke Skywalker.

9. O Sol não é amarelo, nem vermelho. Sua cor original é azul-esverdeado.

10. A maior concentração de água do espaço foi encontrada numa nuvem distante 12 bilhões de anos-luz da Terra. Essa nuvem possuiu 140 trilhões de vezes mais água do que o planeta Terra. Ela envolve um buraco negro ativo em forma de quasar.

11. Suspeita-se que Reia, o segundo maior satélite de Saturno, seja circundado por anéis. Se a suspeita se confirmar, Reia será a única lua do Sistema Solar com anéis.

12. O conjunto de galáxias ao qual pertence a Via Láctea e as vizinhas Grande Nuvem de Magalhães, Pequena Nuvem de Magalhães e Andrômeda é conhecido como Grupo Local. Mas recentemente os cientistas descobriram que ele é apenas uma ínfima parte de um superaglomerado de 100 mil galáxias. Balizado de Laniakea – ou “céu imensurável” na língua havaina – , o superaglomerado possui o número estimado de 100 trilhões de sóis.

13. Em razão de sua composição química, a Lua possui cheiro de pólvora.

14. Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano. Se uma estrela está a uma distância de 90 anos-luz, a luz que vemos hoje levou 90 anos para chegar até aqui. Isso significa que ao observar essa estrela, estamos observando um fenômeno ocorrido há nove décadas.

15. Localizada a 64 anos-luz de distância, a estrela Gliese 710 viaja no espaço na direção do Sistema Solar. A previsão é de que ela alcance a nuvem de Oort – um aglomerado de corpos celestes nos limites do Sistema Solar – daqui a 1,4 milhão de anos. Ele deve chegar a 1 ano-luz de distância do Sol, ou seja, quatro vezes mais perto do que a estrela mais próxima.

16. Um dos corpos do Sistema Solar com maior probabilidade de abrigar vida extraterrestre é Europa, uma lua de Júpiter.

17. Uma ventania em Netuno pode chegar a atingir os 2 100km/h;

18. Pode chover ácido sulfúrico no planeta Vênus e, acredite se quiser, diamantes em Netuno.

19. Existem cinco planetas-anões no Sistema Solar: Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Mas a fila de candidatos a planetas-anões é imensa, com mais de 20 corpos celestes. Alguns até já receberam nome: Palas, Hígia, Orco, Varuna, Vesta, Quaoar…

20. Se o Sol fosse do tamanho de um glóbulo branco, a Via Láctea seria do tamanho dos Estados Unidos

21. O menor buraco negro já descoberto, tem apenas 24 km de diâmetro. Não se iluda: na verdade estes micro buracos negros exercem uma força de atração muito mais forte que os grandes, ou seja, quanto mais pequenos, mais devastadores

22. O Sistema Solar está a uma distância de 30 mil anos-luz – o que equivale a 285 quatrilhões de quilômetros – do centro da Via Láctea, numa região conhecida como Braço de Órion. Ele orbita a galáxia a uma velocidade 77 mil km/h e demora 225 milhões de anos para dar uma volta completa.

23. Existem 598 milhões de litros de água na Lua, o suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por 9 meses.

24. A constelação Cruzeiro do Sul possui 54 estrelas, das quais só conseguimos enxergar cinco a olho nu.

25. A estrela Eta Carinae emite cerca de 5 milhões de vezes mais energia que o Sol

26. Se estivesse olhando para nosso planeta nesse momento, um alienígena situado num planeta a 100 anos-luz de distância enxergaria a Terra em 1 916, há exatos 100 anos atrás.

27. O Big Bang não foi uma explosão primordial ocorrida numa passado longínquo. Ele ainda está ocorrendo. Nesse momento.

28. A maior estrutura conhecida do Universo é um conjunto de quasares. É composta de 73 quasares e possui em torno de 4 bilhões de anos-luz na sua parte mais larga. Ela é tão grande que uma nave viajando à velocidade da luz (ou seja, 300 mil km/s) demoraria 4 bilhões de anos para cruzá-la de um lado para outro.

29. A maior lua do Sistema Solar é Ganimedes, uma das luas de Júpiter. Ela possui diâmetro maior do que o do planeta Mercúrio.

30. Asteróides também podem ter luas. O asteroide 243 Ida, por exemplo, é orbitado por uma lua chamada Dactyl.

FONTES
maisquecuriosidade.blogspot.com.br
www.maiscuriosidade.com.br
www.astronomoamador.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...