Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Proteção contra o mal

Depois de falar de monstros e seres sobrenaturais, hoje o foco sera outro: alguns amuletos e talismãs para proteção contra o mal.

O Olho que Tudo Vê e um amuleto feito para se parecer com um olho envolvido por raios brilhantes de luz; ele tem sido usado por dezenas de culturas, ate mesmo no Grande Selo dos Estados Unidos, como simbolo da Maçonaria, representando o Grande Arquiteto do Universo.







Arcangélica (também conhecida como Raiz do Espirito Santo, Angelica e Dong Quai) e usada para proteger as mulheres contra danos, sendo também valorizada como um auxilio na cura.





A Pedra Azul e usada no vudu para se proteger contra o mal e trazer sorte ao viciado em jogos de azar; e um ingrediente comum em um patuá (bolsinha com raízes e itens mágicos).





A Concha Olho de Gato e um amuleto feito de concha de turbo (especie de molusco), usado na Europa e no Oriente Médio para proteção contra o mau-olhado.





O Cornuto (ou corno, ou cornicello) e um pequeno chifre retorcido, usado em volta do pescoço em uma corrente. O chifre pode ser de coral vermelho, ouro ou prata e é usado como proteção contra o mau-olhado.






O Cadarço do Diabo e uma especie de viburno, geralmente Viburnum alnifolium (viburno com as folhas na forma da folha de alno ou hobblebush), e, as vezes, as especies similares Viburnum opulus (noveleiro) ou Viburnum prunifolium (espinheiro-preto), todas as plantas da família da madressilva. As "cordas" do Cadarço do Diabo são raízes flexíveis, usadas para "fazer o Diabo tropeçar" ou "amarra-lo" para que não entre em uma casa.
Obs: Hobblush e uma especie de arvore de viburno tipica do leste da América do Norte, cujas folhas são arredondadas e serrilhadas e produzem um tipo de baga vermelha. Seus galhos pendem em direção ao solo e quando o toca criam raízes que formam obstáculos que fazem quem passam tropeçar.

O Olho na Mão combina a imagem dos amuletos grego e turco do Olho que Tudo Vê com o Hamsá árabe e israelense, que olha para baixo; e um talismã de proteção na Índia e na região sul do Mediterrâneo.








O Olho de Vidro ou Olho Grego e um amuleto comum na grecia e na turquia; ele e um olho de vidro azul que "reflete de volta" o azul do mau-olhado e, dessa forma, "confunde-o".







A Ancora e levada para garantir uma viagem e um retorno seguros para qualquer viajante (por terra ou mar); entretanto, no vudu, ela também traz um amante que se foi para o esposo ou para a esposa.








O Amuleto de Alho é um medalhão ou pequena bolsa cheia de alho usada por toda a Europa para repelir bruxas e vampiros.







A Mão Hamsá (árabe) ou Mão Hamesh (hebreu) e u antigo amuleto de proteção contra o mau-olhado. As palavras hamsá e hamesh significam "cinco" e se referem aos dedos da mão. Um nome islâmico alternativo para esse amuleto e a Mão de Fátima, m referencia a filha de Maomé. Outro nome judaico e a Mão de Miriam, aludindo a irmã de Moisés e Arão.






João, o Conquistador, e uma raiz cujo nome provem de um escravo negro; sua vida (não se sabe se real ou ficcional) foi uma inspiração aos escravos que queriam se rebelar contra os mestres, mas não podiam fazer abertamente. João, supostamente filho de um rei africano, foi capturado como escravo, mas nunca se tornou submisso. Sua inteligencia em enganar o mestre deu origem a muitas historias com uma moral penetrante. João o Conquistador, provavelmente personifica o matreiro que é tao comumente encontrado nas lendas morais africanas, ou e uma interpretação da deidade da Africa Ocidental conhecida por nomes diversos, como Eleggua, Legba e Exu. A presença da raiz João, o Conquistador, no patuá (ou bolsa de proteção com ervas e amuletos) garante a boa sorte e a proteção contra o mal.

A Mano Cornuta é um antigo amuleto italiano contra a má sorte e as doenças. Sua forma e como um gesto feito com a mão, no qual os dedos indicador e minimo estão estendidos, enquanto os médio e anelar estão curvados em direção a palma





O Ojo de Venado (Olho de Veado) e um amuleto feito de semente de feijão-da-florida (mucuna pruriens), também conhecido como feijão-de-gado, e é uma proteção contra qualquer tipo de mal espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...