Translate

Pesquisar este blog

sábado, 19 de outubro de 2013

Hospital abandonado

Como sabem, me mudei a alguns meses e notei uma coisa durante minhas andanças pelo bairro novo: um hospital destruído, mas fiquei na minha ao ver matérias de construção do lado (devem estar reformando pensei). Mas sempre que passava ali notava que nada mudava, ate ver um vídeo que o Paulo postou no seu perfil do facebook onde mostra este hospital..fiquei pensando sobre ele e fui atras de noticias sobre esse local..ai embaixo vocês podem uma das noticias que achei.

Não há quem cruze a Rua Arapoca, na Vila Formosa, e não perceba os três prédios do antigo Hospital Zona Leste. Situados no número 128, os edifícios que abrigavam o centro de atendimento possuem hoje apenas a imponência do passado. O restante – portas, janelas, fiação, equipamentos e móveis – foi furtado ao longo de mais de 10 anos de abandono. “Era um hospital com bom atendimento e agora não passa de um ‘quartel general’ para drogados e malandros”, diz Silvio Carlos Machado.
Ex-presidente da Sociedade Amigos de Vila Formosa em mandatos em que o hospital funcionava plenamente e, posteriormente, após sua decadência, Silvio afirma que o local já foi palco de crimes como estupro e assassinato, gerando insegurança nos moradores da região.
“Entre 2000 e 2004, fizemos um abaixo-assinado com 15 mil assinaturas pedindo uma solução. A princípio, gostaríamos que voltasse a funcionar como hospital e, posteriormente, que desse espaço para o prédio da estação de metrô que o governo prevê construir na Vila Formosa, mas essas opções não são mais possíveis”, conta.

“A Prefeitura já tirou caminhões lotados de lixo de dentro dos prédios e, depois da ação da polícia na Cracolândia, alguns usuários de drogas vieram para cá. É perigoso andar por aqui à noite”, afirma o aposentado Armindo Escalhão. “Acho que deveriam implodir e construir uma escola e moradias populares ou, se fosse possível reformar, que voltasse a ser hospital”, completa o comerciante  Antônio Ferreira Duarte, que possui uma lanchonete na mesma rua.

Além da insegurança, Antônio também aponta como problema as poças de água que se formam quando chove, gerando risco de proliferação de mosquitos da dengue.

No dia da visita feita pelo DIÁRIO ao local não havia poças, mas sobravam entulho, lixo, roupas, sapatos e paredes pichadas. Espalhados em um dos andares, também havia caixas de remédios, ampolas e documentos da época em que a instituição ainda funcionava, incluindo fichas e boleto de pagamento, receita para um paciente que passou pela UTI, propaganda do convênio que havia no hospital e cartão de identificação de recém-nascido.

Segundo a Subprefeitura Aricanduva, o local foi multado 26 vezes desde 2004 por contrariar a legislação que dispõe sobre limpeza e conservação do passeio e terrenos. O valor da dívida com o município é de R$ 323.396,97.

A reportagem buscou informações sobre os donos do antigo hospital no 9º Cartório de Registro de Imóveis, mas elas estavam temporariamente indisponíveis. Na Receita Federal, consta que o endereço da “SC de Assistência Médica Hospitalar Zona Leste Ltda.” é o da Rua Arapoca, onde não havia nenhum escritório ou proprietário. Em um dos lotes laterais do terreno,onde   operários trabalham em uma construção, não souberam informar o telefone ou endereço do dono da obra.

Fonte: Diário SP

Fotos do local tiradas da internet












Videos do local



Um comentário:

  1. Vocês conseguem me informar para onde foram levados os documentos que contém fichas e informações dos pacientes que ali nasceram?

    ResponderExcluir

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...