Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cidades fantasmas

Uma cidade fantasma e uma cidade que esta abandonada por causa da atividade econômica não suprir as necessidades básicas da população ou por desastres naturais ou causados por humanos.

Abaixo algumas cidades abandonadas pelo mundo


Lugar: Fordlândia 
Localização: Aveiro, Pará - Brasil

Fordlândia foi o nome dado a um terreno de 14.568 km² no estado do Pará, adquerido pelo empresario norte-americano Henry Ford para abastecer sua empresa de látex para confecção de pneus para seus automóveis, e assim, sair da dependência da borracha vinda da Malásia.
Os termos da concessão isentavam a Companhia Ford do pagamento de qualquer taxa de exportação de borracha, látex, pele, couro, petróleo, sementes, madeira ou qualquer outro bem produzido naquele terreno.
A terra era infértil e pedregosa e nenhum dos gerentes de Ford tinha experiência em agricultura equatorial. As seringueiras, árvores de onde se extrai o látex, plantadas muito próximas entre si, o oposto das naturalmente muito espaçadas na selva, foram presa fácil para pragas agrícolas, principalmente micro-organismos do gênero Microcyclus que dizimaram as plantações.
Os trabalhadores das plantações recebiam uma alimentação típica norte-americana, como hambúrgueres, instalados em habitações também ao estilo norte-americano, obrigados a usar crachás e comandados num estilo a que não estavam habituados, o que causava conflitos e baixa produtividade. Em 1930, os trabalhadores locais se revoltaram contra gerentes truculentos, que tiveram que se esconder na selva até o exército brasileiro intervir e restabelecer a ordem.
O governo brasileiro suspeitava dos investimentos estrangeiros, especialmente na Amazônia, e oferecia pouca ajuda. Ford ainda tentou realocar as plantações em Belterra, mais para o norte, onde as condições para a seringueira eram melhores mas, a partir de 1945, novas tecnologias permitiam fabricar pneus a partir de derivados de petróleo, o que tornou o empreendimento um total desastre, causando prejuízos de mais de vinte milhões de dólares.
Com o falecimento de Henry Ford, seu neto Henry Ford II assumiu o comando da empresa nos Estados Unidos e decidiu encerrar o projeto de plantação de seringueiras no Brasil. Através do Decreto número 8.440 de 24 de dezembro de 1945, o Governo Federal brasileiro definiu as condições de compra do acervo da Companhia Ford Industrial do Brasil: a Ford foi indenizada em aproximadamente US$ 250.000, e o governo brasileiro assumiu as obrigações trabalhistas dos trabalhadores remanescentes, além de receber seis escolas (quatro em Belterra e duas em Fordlândia); dois hospitais; estações de captação, tratamento e distribuição de água nas duas cidades; usinas de força; mais de 70 quilômetros de estradas; dois portos fluviais; estação de rádio e telefonia; duas mil casas para trabalhadores; trinta galpões; centros de análise de doenças e autópsias; duas unidades de beneficiamento de látex; vilas de casas para a administração; departamento de pesquisa e análise de solo; plantação de 1.900.000 seringueiras em Fordlândia e 3.200.000 em Belterra

Lugar: Aldeia Mineira de Sewel
Localização: Cachapoal, O'Higgins - Chile

Sewell é uma aldeia mineira abandonada e localiza-se na província de Cachapoal, na região de O'Higgins, no Chile, a uma altitude entre 2000 e 2500 metros. Foi fundada em 1904 para a extracção de cobre. Em 1918 já albergava 14.000 pessoas. Em 1977 a Braden Copper Co. (a quem pertencia a mina) começou a mover as famílias que habitavam em Sewell para o vale e pouco tempo depois o campo estava desmantelado.
Sewell tornou-se Monumento Nacional em 1998 e a UNESCO designou-a Património Mundial da UNESCO em 2006.

Lugar: Ilha Hashima
Localização: Nagasaki - Japão
A Ilha Hashima e uma das 505 ilhas não habitadas da província de Nagasaki (distante apenas 15 km da cidade de Nagasaki). A ilha foi povoada entre 1887 a 1974, servindo como base na extração de carvão. O local possui imensas construções de concreto abandonadas no meio do oceano. Desde 2005 e administrada como parte de Nagasaki, sendo anteriormente a antiga cidade de Takashima.
Em 1890, durante a industrialização do Japão, a Mitsubishi comprou a ilha e começou o projeto de extração de carvão em minas submarítimas. No local foi construído o primeiro edifício de concreto de largas proporções do Japão, um bloco de apartamentos concluído em 1916 para acomodar a cada vez mais crescente massa de trabalhadores.
A população da ilha alcançou seu ápice em 1959, com 5,259 habitantes, uma densidade populacional de 835 pessoas por hectare em toda a extensão da ilha, ou 1,391 por hectare no distrito residencial. Com a substituição do carvão por petróleo no Japão durante a década de 1960, as minas de extração do mineral começaram a ser fechadas por todo o país, e as de Hashima não foram exceção. A Mitsubishi anunciou oficialmente o encerramento de suas atividades na ilha em 1974, e o local foi totalmente evacuado, passando a ser conhecido como "Ilha Fantasma". O acesso à Hashima só foi restabelecido em 22 de abril de 1999, mais de 20 anos após o fechamento.
Em 2008, uma ONG protocolou junto à Unesco um pedido para que a ilha se tornasse Patrimônio Mundial da Humanidade. No ano seguinte, um pequeno trecho de Hashima foi reaberto para visitas turísticas.

Lugar: Silmido
Localização: Mar Amarelo - Coreia do Sul
Silmido é uma ilha desabitada no mar Amarelo, na costa da Coreia do Sul. Possui uma área relativamente pequena de apenas 0,25 Km². Encontra-se dentro da fronteira de Incheon, cidade metropolitana, ficando a apenas 5 km do Aeroporto Internacional de Incheon. Silmido tem acesso somente pelo mar, diferentemente da ilha vizinha de Muuido que é ligada ao continente por um ferrovia. Mede 1,05 km de comprimento por 806 m de largura.
Silmido tornou-se historicamente conhecida quando foi utilizada como campo de treinamento de uma unidade de elite da Força Aérea (21 de janeiro de 1968 a 23 de agosto de 1971). Conhecida como Unidade 684, a sua função principal seria assassinar em território norte-coreano o dirigente Kim Il-sung.
Esta seria uma resposta ao incidente conhecido como The House Raid efetuado pela Coreia do Norte em território sul-coreano em 21 de janeiro de 1968. A operação quase teve sucesso pois os agentes chegaram a 100 metros do Palácio Presidencial, onde estava o líder sul-coreano Park Chung-hee

Lugar: Cominotto
Localização: Republica de Malta
Cominotto (em maltês Kemmunett) é uma pequena ilha desabitada do Mar Mediterrâneo pertencente à República de Malta. Possui apenas 0,25 km de área e está situada 100 metros a oeste da ilha de Comino. O mar entre as duas ilhas é muito raso, dando à água uma cor de tonalidade turquesa. Por causa disso, esse trecho de mar é conhecido como "Lagoa Azul" (em maltês: Bejn il-Kmiemen, que significa "Entre os Cominos").
A região recebe grande número de turistas todos os anos, atraídos por seu aspecto pitoresco e suas praias de areia branca. Também atrai mergulhadores interessados na rica biodiversidade marinha do local.

Lugar: Chernobil
Localização: Ucrânia
Chernobil é uma cidade fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia.
Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade. Entretanto, essa cidade não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.
Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobil. Um reator da central de Chernobil teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão de terras.

Lugar: Oradour-sur-Glane
Localização: Haute-Vienne, Limousin - França
Oradour-sur-Glane é uma comuna francesa situada no departamento de Haute-Vienne, na região Limousin.
A cidade tornou-se famosa por ter sido o local de um dos maiores massacres cometidos pelos soldados nazistas da Waffen-SS durante a Segunda Guerra Mundial.
Dias após o desembarque das tropas aliadas na Normandia em 6 de junho de 1944, no que ficou conhecido como Dia D, tropas alemães estacionadas na França dirigiam-se aos locais de desembarque para travar combate com as forças aliadas. Uma delas, a 2ª Divisão Panzer SS Das Reich, da Waffen-SS, as tropas de combate de elite da SS, atravessava boa parte do país em direção à costa, tendo sido diversas vezes fustigada no caminho por sabotagens e ações da resistência francesa, os maquis.

Lugar: Bardowiek
Localização: Alemanha
Bardowiek é uma antiga povoação da Alemanha, destruída na década de 1970 pelas autoridades da Alemanha Oriental por estar demasiado próxima da fronteira interna alemã.
Tudo o que resta da povoação fronteiriça de Bardowiek é esta torre com a inscrição "Bardowiek: mencionada em registos históricos desde 1292; ilegalmente destruída entre 1977 e 1989 pelo regime da 'Republica Democrática Alemã"




Lugar: Despotiko
Localização: Arquipelogo das Cíclades, Mar Egeu - Grécia
Despotiko é uma ilha desabitada da Grécia, no mar Egeu. Faz parte do arquipélago das Cíclades. Fica a oeste da ilha de Antiparos e a leste da melhor ilha de Strongyli.
Despotiko foi ocupada pela Civilização Cicládica desde o III milénio a.C., como atesta a presença de um cemitério no local designado por Zoumbaria e vestígios no local denominado Cheriomlos.


Lugar: Dry Tortugas
Localização: Florida Keys, Florida - Estados Unidos
As Dry Tortugas são um pequeno grupo de ilhas desabitadas, localizadas na ponta oeste do arquipélago de Florida Keys, no estado da Flórida, Estados Unidos. Situado ainda mais a oeste fica o Banco de Tortugas, um banco de areia e coral completamente submerso. As ilhas foram descobertas em 1513 pelo explorador espanhol Ponce de León. Fazem parte do Condado de Monroe e juntamente com as águas circundantes e bancos submersos constituem o Parque Nacional de Dry Tortugas.


Lugar: Ilhas Desertas
Localização: Arquipelago da Madeira - Portugal
As Ilhas Desertas constituem um subarquipélago do arquipélago da Madeira, Portugal de origem vulcânica, situadas a sudeste da Ilha da Madeira. Constituem a Reserva Natural das Ilhas Desertas, classificada também como reserva biogenética pelo Conselho da Europa.
Fazem parte das Ilhas Desertas o Ilhéu Chão, a Deserta Grande e o Bugio. Administrativamente, fazem parte da freguesia de Santa Cruz, concelho de Santa Cruz, Região Autónoma da Madeira.
Desde o século XIV, que estas ilhas já eram conhecidas pelo nome que atualmente têm ou pelo singular de "Ilha Deserta". Contudo só foram exploradas convenientemente após as primeiras viagens de reconhecimento de João Gonçalves Zarco em 1420/1421 e com a exploração e estabelecimento humano definitivo no Funchal.
Tentou-se aqui estabelecer uma colônia portuguesa por diversas vezes, sempre sem qualquer sucesso, dadas as condições agrestes e a secura destas ilhas.
As ilhas foram propriedade privada de duas famílias inglesas da Madeira entre 1894 e 1971 (tal como foram as Ilhas Selvagens), tendo sido compradas então pelo Estado português e convertidas em reserva natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...