Translate

Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

Monstros do Japão: O Kappa

Ande por um lago ou corrente de água no interior do Japão especialmente sozinho, e você pode se encontrar face a face com o feroz e tenaz demônio aquático, conhecido como Kappa. Ele e um dos muitos seres sobrenaturais do folclore chamado Yokai e é um dos mais perversos e perigosos desse grupo.

Kappa observando suas vitimas

Esse maligno espirito da água e a mistura indecente de um vampiro de essência vital e um comedor de carne humana cujo prato favorito e humano fresco. Uma criatura petulante e emocionalmente instável  as vezes, pode comer somente um pedacinho da carne e, em outras ocasiões, fazer um banquete do viajante.



Kappas se alimentando com carne humana

O Kappa e anfíbio e vive em lagos de águas pantanosas e turvas. Ele não e grande - menor do que um menino pre-adolescente -, mas e um lutador extremamente forte e habilidoso. A criatura tem uma pele amarelo-esverdeado, uma larga boca de sapo, olhos protuberantes, grandes patas com membranas e um duro casco protetor em suas costas, como o de uma tartaruga. O Kappa tem te manter contato com a água e, quando deixa o lago, carrega água em uma "tigela" que tem na cabeça. Se a água for derramada, ele perde sua força.

Estatua de um Kappa


O seu método preferido de ataque e esperar que um viajante ou, idealmente, um pescador, aproxime-se da margem do lago. O Kappa então se arremessa para fora da água e puxa a pessoa para dentro. Ele e um adepto da luta livre e adora segurar sua vitima sob a água ate que o pobre infeliz se afogue, ponto em que o Kappa suga a força vital que se esvai.
Kappas fazendo mais uma vitima

Em algumas versões da lenda, o Kappa vem a margem e desafia o transeunte a um jogo de guerra de dedos, mas então agarra a pessoa com ambas as mãos e a puxa com força para a água  Em outras historias, sai da água  desafia o viajante a uma luta livre e então emprega um método de combate que e uma mistura de sumo com jiu-jitsu para vencer oponentes muito maiores. O Kappa tem força e rapidez sobre-humana e geralmente vence esses combates improvisados.

Sabe-se que o Kappa agarra cavalos e bois e os puxa para dentro do lago para afoga-los.

Ha historias de que o monstro foi derrotado, mas geralmente isso e em razão da artimanha, não da habilidade. O melhor truque e se aproveitar do conhecimento de que ele, por algum motivo desconhecido, respeita a etiqueta e sempre retribuirá uma saudação  Se uma pessoa se curvar bastante, o Kappa e obrigado a corresponder ao cumprimento, e o ato de se curvar bastante fara com que a água que esta em sua cabeça se derrame.
Kappa

Uma famosa lenda popular fala de um que tentou arrastar um cavalo novo e forte para dentro da água  O animal recuou e acabou prendendo o braço do Kappa em suas rédeas  Quando o cavalo correu, ele arrancou o braço da criatura. Agonizante, tentou reaver seu braço e seguiu o animal ate a fazendo, mas o fazendeiro viu o que havia acontecido e pegou o braço. O Kappa implorou por ele, mas recebeu como resposta que ele só devolveria somente se concordasse em nunca mais machucar as pessoas da vila e dissesse aos outros de sua especie que também deixassem os aldeões em paz. O Kappa concordou relutante e ate usou uma impressão digital de suas membranas para assinar um contrato que declarava sua promessa. De acordo com a lenda, ha um pequeno templo rural no qual o contrato assinado esta em exposição.
Pergaminho antigo mostrando algumas formas do Kappa
Na época dos samurais, ha diversas lendas sobre encontros entre guerreiros e o Kappa. Diz-se que o grande espadachim Mifune encontrou o monstro no final do seculo VVII e, quando desafiado para uma luta livre, derrotou o Kappa usando jiu-jitsu e atemi-waza (golpes precisos em pontos de nervos).A criatura ficou tao impressionada com a habilidade de Mifune que disse que daria passagem segura a qualquer soldado de seu séquito.

Em uma serie de lendas, samurais viajantes que derrotaram o Kappa receberam dadivas de conhecimento como recompensa, principalmente a respeito de artes curandeiras, como manipulação de ossos e juntas, preparação de emplastros e formulas de medicamentos de ervas. O Kappa, embora não goste de ser vencido, e generoso na derrota e aparentemente sabe levar na esportiva.
Um Kappa mumificado, um dos poucos exemplares expostos em templos

De forma semelhante, diz-se que Muso, o grande fundador do jo-jutsu (arte de luta com varas), encontrou um Kappa e usou sua vara de combate jo para golpeá lo e espanca-lo de tal maneira que este rastejou para a parte mais profunda do pântano e não foi visto por um seculo.

Hoje em dia, para os seguidores do Xintoísmo  o Kappa ainda e considerado parte do mundo metafisico, muitas vezes, apaziguando com oferendas de melões  pepinos e berinjelas. Geralmente, escreve-se o nome de uma criança ou de uma pessoa querida no pepino, e o Kappa - louco por pepinos - aceita a oferenda e deixa a pessoa indicada em paz.
Pepinos: Podem salvar a sua vida contra um Kappa
Esta ligação lendária entre Kappas e pepinos tornou-se um elemento tão raizado na cultura japonesa que o sushi recheado com pepino é hoje chamado de kappa sushi.

Kappa Sushi: Sushi feito com pepinos


Aparições na cultura moderna

*No anime Naruto - o bijuu de três caudas é uma criatura semelhante a um kappa, porém apresenta três caudas e uma concha de ostra na cabeça (porém com espinhos nas bordas), foi selado em um jinchuuriki da vila da névoa, o Yondaime Mizukage, cujo nome é Yagura.

*Harvest Moon - nos jogos Harvest Moon: Friends of Mineral Town e More Friends of Mineral Town, um Kappa é encontrado em um lago, mas só pode ser visto se for jogado um pepino nesse lago. ele sobe à superfície e pede para ser deixado em paz. Depois de dar dez pepinos à criatura, ele te dá uma Power Berry especial, que te ajuda em dias de chuva. Um quadro com o Kappa pintado também pode ser encontrado dentro da casa de Jeff, ele próprio pintou o quadro.

*Sagomon e Shawjamon são Digimon inspirados nos kappas.

*Psyduck e Golduck são Pokémon inspirados nos kappas.

*Lombre é um Pokémon inspirado nos kappas.

*Harry Potter - No terceiro ano, o professor Lupin ensina para seus alunos sobre os kappas.

*Nitori Kawashiro é uma kappa na série de jogos Touhou Project. Enquanto que em forma de garota, ela ainda conserva características dos kappa do folclore: vive num rio, adora pepinos, e usa uma grande mochila que assemelha-se a um casco de tartaruga.

*sgt. keroro - No anime sgt. keroro, costumam chamar um alienígena de kappa.

*No anime Super Onze Episódio 100 - Um pseudo kappa jogador de futebol.

*Em Arakawa Under The Bridge, oa personagem Kappa é o chefe dos que moram debaixo da ponte do rio Arakawa.

*Nos famosos jogos Super Mario da Nintendo os principais inimigos a serem combatidos são chamados Koppas (com o) e possuem características em comum com os Kappas.

*O Kappa também aparece no filme Hellboy: Sword of Storms onde um velho joga pepinos com os nomes dos seus familiares restantes no lago. E ele diz que os monstros os deixam em paz por um ano.

*O Kappa também é um dos personagens no anime Nurarihyon no Mago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...