Translate

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Frutas hibridas

Apos falarmos de animais híbridos, hoje falaremos de frutas híbridos. Abaixo uma pequena lista com algumas. E sim, você já provou algumas delas.

Laranja
Foi criada na antiguidade com o cruzamento da Cimboa com a Tangerina. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo.
A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab.
Da Ásia chegou à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas.
Enquanto a fruta denominada laranja não foi conhecida no continente Europeu, estes povos não tinham designação para a cor de laranja.
Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja na França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.
Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago.
Em várias culturas, os seus frutos foram conhecidos como "maçãs do paraíso". É possível ver em pinturas antigas os frutos da "Árvore da Ciência" representados por laranjas.
A cor de laranja encontra-se ligada ao fruto do mesmo nome e, em tempos antigos, eram ambos considerados exóticos.
Em diversas culturas e línguas, o nome deste fruto adquire singularidade própria ao ponto de não haver palavras que rimem bem com ele.

Limão
O limão (conhecido no Brasil e na África como limão-siciliano ou limão-verdadeiro; espécie Citrus x limon) é o fruto de uma pequena árvore de folha perene originária da região sudeste da Ásia, da família das rutáceas. Apresenta diversas variedades cultivadas, sendo uma dezena delas frequentes, como, por exemplo, o limão-eureca, o limão-lisboa, o limão-fino, o limão-verno, o limão-villafranca, o limão-lunário etc.






Tangelo
O tangelo é um citrino que é um híbrido de uma tangerina com uma toranja. Pode ter origem no Sudeste da Ásia durante 3500 anos atrás. Os frutos são do tamanho de um punho e os frutos adultos têm um sabor de tangerina, mas são muito suculentos, ao ponto de não dar muita polpa, mas produzem excelentes e abundantes sucos. Tangelos têm geralmente peles soltas e são mais fáceis de descascar do que as laranjas. Elas são facilmente distinguidas das laranjas por um característico mamilo no topo do fruto.

Toranja
A toranja ou toronja (Citrus x paradisi) é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus x sinensis). Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã, entre outras denominações.
Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde além de ser bem saborosa e doce. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflete a cor da sua casca (amarela ou amarela rosada), mas a cor da sua polpa.

Tangor
O tangor é um citrino híbrido da laranja mandarina (tangerina, Citrus reticulata) e da laranja doce (Citrus sinensis). O nome "tangor" é uma formação do "Tang", de Tangerina e o "or" da palavra laranja em inglês, orange. É confundido muita das vezes com uma laranja normal. Os tangores mais conhecidos são :
King ou "Rei do Sião", Murcott e Ortanique



Lima
A lima (no Brasil conhecida como limão), fruto da limeira, é na verdade um termo ambíguo no contexto das frutas, referindo-se a um número de diferentes espécies de citrinos, com frutos tipicamentes redondos, verde-amarelados, com diâmetro de 3–6 cm, geralmente contendo polpa azeda, semelhantes ao limão. Existem ainda frutos de outro géneros também chamados lima como por exemplo a lima espanhola e a lima almiscarada.


Ugli
Ugli é uma fruta híbrida do grupo dos cítricos. Acredita-se que é um híbrido entre a toranja e a tangerina, ainda que outras fontes apontam que é um híbrido entre a tangerina e o pomelo.1 No primeiro caso, o seu nome científico seria Citrus reticulata x Citrus paradisi. A fruta é originária da Jamaica, e a cidade onde primeiro se produziu é Brown's Town em 1924.
O ugli é muito semelhante um pomelo, mas ligeiramente maior, e com uma forma menos definida: enquanto que a laranja ou o pomelo são esféricos ou geoides, a grossa casca do ugli faz com que a sua forma seja mais "imperfeita". A sua casca é muito grossa, rugosa, e com uma cor verde ou amarela. Como o restante dos cítricos, o interior está recoberto por uma película branca, que guarda no interior uma série de uma dúzia de seções independentes porém ligadas, de cor laranja. O seu sabor é bem mais doce, como o da tangerina.


Nectacotum
Nectacotum e uma fruta hibrida de nectarina, ameixa e damasco. Tem casca fina e poupa avermelhada.









Peacharina
A Peacharina e um hibrido de nectarina e pêssego. A sua casca e mais escura que a do pêssego e sua poupa e mais clara e fibrosa. Seu sabor e muito doce, embora as primeiras frutas da estação sejam acidas.






Pineberry
E um fruto branco com sementes vermelhas, e um cruzamento entre Fragaria chiloensis (variedade de morango encontrado no Havaí e no pacifico) e o morango clássico. Ele e menor que o morango comum e tem um ligeiro sabor que lembra o abacaxi.





Tayberry
O tayberry e um cruzamento de amora e framboesa.








Peacotum
O peacotum e feito a partir do cruzamento de pêssego, damasco e ameixa. Tem a textura de um pessego e um sabor suave. E um hibrido raro.







Limão Cravo/Tangerina Cravo
Essa fruta e o meio do caminho entre um limão e uma tangerina. Seu sabor e acido e se parece muito com uma laranja. Ele e o principal ingrediente do gin Tanqueray Cravo.







Clementina
Clementina (Citrus clementina) é uma fruta resultante do cruzamento da laranja com a tangerina, com sabor simultaneamente doce e acidulado. A novidade apresenta casca avermelhada.

4 comentários:

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...