O que e homofobia?
De acordo com o site wikipedia, homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual , fobia do grego φόβος "medo", "aversão irreprimível") é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual. Em um discurso de 1998, a autora, ativista e líder dos direitos civis, Coretta Scott King, declarou: "A homofobia é como o racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade." Em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.
Entre as formas mais discutidas estão a homofobia institucionalizada (por exemplo, patrocinada por religiões ou pelo Estado), a lesbofobia, a homofobia como uma intersecção entre homofobia e sexismo contra as lésbicas, e a homofobia internalizada, uma forma de homofobia entre as pessoas que experimentam atração pelo mesmo sexo, independentemente de se identificarem como LGBT.
Em maio de 2011, em referência ao Dia Internacional contra a Homofobia, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, declarou:
"[...] Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. A história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito. [...]"
Estatísticas
Homossexualidade na sociedade
A homossexualidade deve ser aceita na sociedade? Percentagem de entrevistados que responderam aceitar:
81% - 90%
71% - 80%
61% - 70%
51% - 60%
41% - 50%
31% - 40%
21% - 30%
11% - 20%
1% - 10%
Sem dados
Homossexualidade legal:
União civil (ou outro tipo de parceria)1
Licenças de uniões internacionais reconhecidas
Não há uniões do mesmo sexo
| Homossexualidade ilegal:
Penalidade mínima
Grande penalidade
|
1Pode incluir leis ou decisões judiciais recentes que criaram reconhecimento legal para relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo, mas que ainda não entraram em efeito
Podem adotar
Adoção gay legalizada
Adoção de enteados
Desconhecido/Ambíguo ou ilegal
Podem se alistar nas forças armadas
Homossexuais e bissexuais permitidos a servir nas forças armadas
Homossexuais e bissexuais banidos de servir
Dados não disponíveis
Países sem forças armadas
Leis antidiscriminação baseada na orientação sexual
Países com leis anti-discriminação
Países onde a homossexualidade é ilegal
Sem dados/Ambíguo
Bem, como já disse (e repito) toda a equipe desse blog e contra todo tipo de preconceito, mas a grande maioria da sociedade ainda e muito ignorante sobre orientação sexual, cor, religião etc.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário