Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O "Pior Time do Mundo"

O Íbis Sport Club é um clube de futebol da cidade de Paulista, no estado de Pernambuco. O time ficou famoso depois que ganhou o epíteto de "pior time do mundo", afinal de contas "nada pode ser pior". O mascote do time é o íbis, animal da mitologia egípcia.





História

O Íbis Sport Club foi fundado em 15 de novembro de 1938, como forma de entretenimento para os trabalhadores da Tecelagem de Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP). A princípio apenas funcionários da empresa jogavam e mesmo assim eram partidas amistosas. Depois, o clube cresceu e se profissionalizou, tornando-se um dos clubes fundadores da Federação Pernambucana de Futebol. Com o passar do tempo e as dificuldades surgindo, o time foi abandonado pela TSAP e abraçado pela Família Ramos, que o mantém até hoje. O símbolo, a íbis sagrada do Egito antigo e a cor rubro-negra é uma referência ao escudo da TSAP.
No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, o Íbis ganhou fama mundial por sua péssima qualidade nos gramados. Graças a nove derrotas consecutivas e depois uma sequência de 23 jogos sem vitórias, conquistou fama nacional. Foram três anos e onze meses sem comemorar uma única vitória, recorde registrado no Livro Guinness dos Recordes. A fama de pior time de mundo veio com uma brincadeira de jornalistas da época, mas pegou.
No estadual de 1980 o Íbis venceu o Ferroviário por 1 a 0 em 20 de julho. Depois disso o time só voltaria a ganhar em 17 de junho de 1984, quando bateu o Santo Amaro por 3 a 1. Curiosamente, antes de vencer o Ferroviário, o clube já vinha de dezenove jogos sem vencer, entre 1978 e 1979.
No ano de 1999 o Íbis sagrou-se vice-campeão estadual da segunda divisão, com o seguinte time-base: Júnior, Sandro, Wilton, Fio, Cristiano, Mosinho, Carlinhos, Oziel, Valteci, Carioca e Esdras. O treinador era Marcos Costa.
O Íbis não participou do Pernambucano da Série A2 de 2009 por não encontrar uma cidade e um estádio para ser sua sede, mas voltou à ativa no ano seguinte, novamente na Segunda Divisão pernambucana. Ficou na última posição com apenas quatro pontos: venceu uma partida (por W.O.), empatou outra e perdeu dez. Teve a pior defesa entre todos os participantes (35 gols sofridos) e marcou apenas cinco gols, resultando num saldo de -30.

Elenco

Goleiros    Defensores           Meio-campistas      Atacantes      Técnico
Raphael      Carlos Alberto        Márcio                     Anderson        Marcos Costa
Thiago        Churdley          Antônio                   Collin
Rivaldo       Erik                        Cláudio                     Dyego
                  Fábio                      Edberto                   Mariano
                  Gleison                  Thiaguinho              Nininho
                  Gustavo                 Geneci                 Pedro
                  Henrique                  Peterson
                  Janderson         Walter
                  Luciano                  Washington



Títulos 

Estaduais

Torneio Início: 2 vezes (1948 e 1950).

Outras conquistas 

Torneio Incentivo: 2 vezes (1975 e 1976).

Categorias de Base

Campeonato Pernambucano de Juniores: 2 vezes (1948 e 1995)

Histórico em competições

Campeonato Pernambucano: 1946-1950, 1952-1960, 1962-1970, 1972-1976, 1978-1987, 1989, 1991-1993 e 2000.


Ídolos 

Rildo - Por incrível que pareça, iniciou a carreira no pior time do mundo, o Íbis Sport Club, do Recife em 1959. Em 1960, fez grande temporada no Sport, da mesma cidade.É considerado um dos melhores laterais-esquerdos da história do Santos Futebol Clube, juntamente com Dalmo e Léo.
Nascido no Recife em 22 de janeiro de 1942, Rildo da Costa Menezes, chegou ao Santos no final da época áurea do clube que tinha Pelé, Pepe, Coutinho, Clodoaldo e companhia.

Nílton "Bodinho" Coelho da Costa - Seu apelido vem da força da sua cabeceada, na maioria das vezes indefensáveis para os goleiros adversários. Atacante, começou a carreira no Íbis em 1943, transferindo-se para o Sampaio Corrêa no ano seguinte. Em 1945, Bodinho transferiu-se para o Flamengo, onde permaneceu até 1949.
O ano de 1950 marca a chegada de Bodinho no Rio Grande do Sul. Inicialmente, o jogador defendeu o Nacional de Porto Alegre (clube já extinto). Em 1951, por indicação do treinador Teté, Bodinho finalmente chega ao Internacional, clube onde jogaria até encerrar a carreira, em 1958.
No Colorado, Bodinho passaria por um dos melhores momentos de sua carreira. Conquistou cinco Campeonatos Gaúchos, sendo que em 1955 conseguiu a maior média de gols por partida do Campeonato: marcou 25 gols em 18 jogos (média de 1,4 gols por partida). Ao lado de Larry, formou uma das maiores duplas de atacantes do futebol gaúcho.
Bodinho ainda teve exitosa passagem pela Seleção Brasileira, onde conquistou o Campeonato Pan-Americano de 1956, na Cidade do México. Marcou três gols em cinco partidas. Bodinho faleceu em 2007, aos 79 anos, vítima de hepatite

Edvaldo "Vavá" Izídio Neto - Edvaldo Izídio Neto (Recife, 12 de novembro de 1934 — Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2002), conhecido por Vavá e depois foi apelidado de “peito de aço”, foi bicampeão mundial de futebol nas Copas de 1958 e 1962, foi um dos mais importantes atacantes que a seleção brasileira já teve. Continuou na seleção nacional como auxiliar técnico de Telê Santana durante a campanha para o Mundial de 1982 na Espanha.

Mauro Shampoo

Nininho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...