Translate

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mitologia Coreana: O Haechi

Haechi, Haetae (해태) - as vezes também conhecido como Haitai - é um animal mitológico encontrado na literatura, esculturas e arquitetura antiga por toda Ásia. A lenda do povo diz que este animal mítico é sábio e reconhece o certo do errado e ele tem a força de manter ordem entre a população. O Haetae tem a aparência de um leão, chifres semelhante a uma girafa, o corpo dimensionado como um peixe e fica de alerta que nem um cão de guarda…

Durante a Dinastia Joseon (1392-1910) o Haetae foi usado como símbolo do Ministério Legislativo pela sua associação com a ordem e a justiça. Hoje Haetae pode ser encontrado em frente de instituições governamentais. A Assembleia Nacional tem o par  de Haetae como também em frente ao Supremo Tribunal Federal, entre outras.

Estatua de um Haechi


Além de suas relações jurídicas o Haechi também tem outros poderes incluindo a sua capacidade de proteger contra desastres naturais, a habilidade de parar, voltar ou avançar no tempo. Esta criatura incomum também pode morder a lua, explicando o período minguante da lua, eventualmente criando um eclipse.

A presença de um par de Haetae em frente de todos os palácios principais da Coreia é essencial. Muita gente também usa esculturas do animal mítico na entrada de lojas, restaurantes, e até mesmo nas casas como uma maneira supersticiosa de proteção.  A cidade de Seul passou a usar o Haetae como mascote da cidade em 2009.

Vi no: Bom dia Seul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...