Translate

Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

Clássicos dos games

Começaremos hoje um especial sobre jogos clássicos, e o primeiro e ele Super Mario World

Capa do jogo


Super Mario World é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo como um título que acompanhava o console Super Nintendo Entertainment System (SNES). O jogo se tornou um enorme sucesso crítico e comercial, sendo considerado o mais bem-vendido da plataforma, com 20 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Como em jogos anteriores da série, o roteiro envolve Mario atravessando terras distintas numa jornada para resgatar a Princesa Peach, que foi capturada por Bowser.
No Japão, Super Mario World também é conhecido como Super Mario Bros. 4 e foi um dos jogos de lançamento para o sistema Super Famicom, junto a F-Zero.
O jogo foi relançado duas vezes, a primeira para Game Boy Advance com jogabilidade modificada (com a diferenciação real entre o Mario e o Luigi), em Super Mario World: Super Mario Advance 2. O segundo relançamento foi para o sistema Virtual Console do Wii na América do Norte em 2007, desta vez não havendo mudança alguma da versão original para SNES.
Super Mario World possui uma sequência, Super Mario World 2: Yoshi's Island, que é ambientada no mesmo lugar com uma jogabilidade similar à de seu antecessor. Entretanto, ao invés de tomar palco após os eventos de Super Mario World, a história de Yoshi's Island aconteceu muitos anos antes dele, quando Mario era ainda um bebê.

Historia

Mario, Luigi e a Princesa Toadstool foram tirar férias na Ilha dos Dinossauros. Mas, durante as férias, Bowser rapta a amável Princesa! Ele também se apodera da Ilha dos Dinossauros, e aprisiona seus habitantes em ovos mágicos, entregando-os aos seus sete filhos! Mario e Luigi enfrentam desafios por 7 mundos diferentes, até enfim derrotar mais uma vez o terrível Bowser e salvar a Princesa e os habitantes da Ilha dos Dinossauros.

características do jogo

O jogo pode ser jogado com dois jogadores: em uma rodada, o jogador 1 controla Mario e na outra rodada o jogador 2 controla Luigi (na versão para o Game Boy Advance, pode ser escolhido um dos dois personagens sem ficar esperando por turnos).
A trilha sonora do jogo foi composta por Kōji Kondō, e todos os cenários possíveis de se jogar com Yoshi tinham uma composição dual, ou seja, um tema simples (quando o protagonista não se encontrava montado no Yoshi) ou também o tema simples somado de uma Leitmotiv criada em percussão (quando o protagonista se encontrava montado no Yoshi).
O jogo é dividido em diferentes mapas, que contêm vários níveis. Ao contrário do que aconteceu em Super Mario Bros. 3, o mapa é um território único, embora com diferentes tipos de paisagens.
A imagem do mapa apresenta uma vasta rede de caminhos, onde Mario poderá andar sobre eles para poder entrar nos níveis. Existem também caminhos ocultos (ou secretos) que devem ser habilitados coletando uma chave nos níveis onde existe uma bolinha vermelha na imagem do mapa.

Super Mario World possui um dos melhores "levels designers" de todos os tempos, ao mesmo tempo que as fases lhe proporcionam um certo desafio te dão um ar de liberdade, pois você pode interagir com elementos e power-ups pra driblar a dificuldade, elementos com o botão "P", agora podem ser carregados e apertados aonde você desejar.

O mapa é incrível  é impressionante a criatividade da produtora pra colocar segredos no mapa e fases secretas, o jogo possui 7 mundos, normalmente em um mundo só você encontra diversos tipos de fase, mesmo alguns serem dentro de cavernas e até em uma floresta, uma pena que não há elementos de interação no mapa, mesmo assim isto não atrapalha em nada o jogo.

Há tambem 2 mundos especiais no jogo, que podem ser acessados a qualquer momento. Uma grande novidade de Super Mario World é o fato do jogador poder ir na mesma fase diversas vezes, o que realça o ar de liberdade do jogo, alem disto o jogador pode escolher que caminho seguir, não é obrigado a passar todas as fases e ha várias maneiras de se chegar ao castelo final.

Objetivos

O objetivo geral consiste em explorar os 9 mundos (7 principais e 2 secretos) e encontrar todas as 96 saídas existentes, resgatando a Princesa das garras de Bowser e libertando os sete Yoshis cativos nos ovos. Entretanto, desafios mais amplos podem se tornar suas metas conforme o jogo progride.
Também é relevante encontrar os quatro Palácios do Interruptor ! ( amarelo, azul, vermelho e verde) para tornar a jornada mais fácil, assim também como os mundos secretos como o Caminho da Estrela, que auxilia seu transporte em atalhos estratégicos espalhados por todo o mapa e a Zona Especial, uma coletânea de testes difíceis envolvendo todas as características de jogabilidade trazidas pelo jogo.
Outras áreas secretas como Lago da Soda e Área Super Secreta, além das Casas Fantasmas escondidas, também podem ser descobertas ao longo do jogo.

Os Mundos

Mapa do jogo


*Ilha do Yoshi: Uma pequena ilha onde vivem os Yoshis. Seu chefe é Iggy Koopa.

*Planícies da Rosquinha: Um planalto que possui esse nome por ter a forma de uma rosquinha. Seu chefe é Morton Koopa Jr.

*Cúpula da Baunilha: Possui esse nome por se situar numa caverna com um teto abobadado. Seu chefe é Lemmy Koopa.

*Área das Pontes Gêmeas: Duas pontes encontradas logo depois da Cúpula da Baunilha. As pontes são constituídas pela Ponte do Queijo e a Ponte da Manteiga. Logo depois da Ponte do Queijo há a Montanha do Biscoito, onde no topo está o chefe, Ludwig von Koopa. Também abaixo das pontes há um lago de Soda

*Floresta da Ilusão: Uma gigantesca floresta que engana quem passa com ilusões de árvores. Seu chefe é Roy Koopa.

*Ilha do Chocolate: Uma ilha montanhosa e de terreno marrom (por isso o nome "Chocolate"). Nas proximidades há também um navio naufragado. Seu chefe é Wendy O. Koopa.

*Vale do Bowser: Mundo situado num vale dentro de uma enorme gruta que tem o formato da cabeça de Bowser. Seus chefes são Larry Koopa e o próprio Bowser.

*Caminho da Estrela: Habilitado através das Estradas da Estrela pelo jogo todo, é situado numa enorme montanha com o formato de uma estrela.

*Zona Especial: Localizada num plano celeste, possui várias estrelas que formam a palavra "ESPECIAL" e um símbolo do Super Famicom. Todas as suas fases possuem nomes de gírias de surfista, traduzidos para português como "Nodoso", "Tubular", "Legal", "Fantástico", "Ondulado", "Mondo", "Ultrajante" e "Bacana". 

Ao ser completado, as cores dos mapas mudarão, assim como alguns inimigos. Nesse mundo há também um remix da música do Super Mario Bros. original.

Personagens Herois

Mario
Nome: Mario
Nome em japonês: マリオ
Primeiro jogo: Donkey Kong
Designer: Shigeru Miyamoto e Yōichi Kotabe (série Super Mario Bros.)
Shigefumi Hino (Super Mario World)

Informações pessoais

Afiliação: Reino dos Cogumelos
Habilidade especial: Varias

Mario é retratado como um encanador italiano baixinho e rechonchudo que reside no Reino dos Cogumelos. Ele repetidamente tem a missão de resgatar a Princesa Peach, do vilão Bowser e impedir seus diversos planos de destruir e dominar o reino. Mario também tem outros inimigos ou rivais, incluindo Donkey Kong e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet.
Como mascote da Nintendo, Mario é o personagem mais famoso da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 210 milhões de unidades no mundo inteiro.

Servindo como mascote da Nintendo e protagonista homônimo da série, Mario já apareceu em mais de 200 jogos desde sua criação. Apesar de, originalmente, aparecer apenas em jogos de plataforma, começando com Donkey Kong, Mario constantemente aparece em variados gêneros de jogos eletrônicos como corrida, puzzles, party, role-playing, luta e desportos.


Luigi

Nome: Luigi
Nome em japonês: ルイージ
Primeiro jogo: Mario Bros.
Designer: Shigeru Miyamoto e Yōichi Kotabe (Série Super Mario Bros.)

Informações pessoais

Afiliação: Reino dos Cogumelos
Habilidade especial: Pular

A primeira aparição de Luigi se deu no jogo Mario Bros. em 1983, como personagem controlado pelo segundo jogador. Ele manteve esse papel em Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e outros títulos. O primeiro jogo em que estrelou como personagem primário foi Super Mario Bros. 2. Luigi protagonizou o jogo educativo Mario is Missing!, e mais tarde repetiu o papel em Luigi's Mansion, jogo lançado para o Gamecube em 2001. Nos dois jogos, é colocado no papel de herói porque Mario, o protagonista normal da franquia, precisa ser salvo.

Luigi apareceu em todas as Spin-offs da serie Mario. incluindo: Mario Kart, Mario Party e Mario Sports. Apareceu em todos os jogos de RPG da série também.
Em Super Mario Bros., Luigi era apenas um personagem para poderem jogar no modo "2 Players", tinha a mesma cor, velocidade e poderes de seu irmão Mario. A primeira grande mudança fora em Mario: The Lost Levels onde Luigi podia pular mais alto que Mario.
Em Super Mario Bros 2, Luigi teve sua aparição diferente da de mario. Além de pular mais alto que seu irmão, era notavel que o personagem era mais alto e magro.
Em Super Mario 3 Luigi voltou a aparecer como personagem secundario, para ser jogado no modo Multiplayer, desta vez luigi não tinha habilidades diferentes e sua aparência era levemente alterada somente pela cor.
Luigi é retratado em Super Mario World novamente apenas com cor alterada, dando a entender que seja uma espécie de irmão gêmeo de Mario. Porém na versão de Mario All-Star Luigi mostrava ser mais alto e magro.
Luigi também aparece em Super Mario Galaxy. Quando Bowser sequestra o castelo de Peach, todos se perdem no espaço e Luigi fica preso em Ghostly Galaxy e pode ser habilitado.
Luigi retorna em New Super Mario Bros Wii. Onde ele junta-se a Mario e Yoshi para salvar o Reino Cogumelo de ser governado por Bowser. Possui os mesmos atributos físicos que em Mario Galaxy.

Princesa Peach Toadstool

Nome: Peach Toadstool
Nome em japonês: ピーチ姫
Primeiro jogo: Super Mario Bros (1985)
Designer: Shigeru Miyamoto
Yōichi Kotabe (Série Super Mario Bros.)


Informações pessoais

Afiliação: Reino dos Cogumelos
Habilidade especial: Flutuar

Ela é a princesa do Reino dos Cogumelos e por diversas vezes faz o papel de donzela em apuros da série. Em 2008, Peach apareceu na lista de personagens fictícios mais ricos da revista Forbes, com uma fortuna estimada em mais de um bilhão de dólares. Ela também conquistou a décima posição na lista dos dez maiores políticos de videogames da revista Electronic Gaming Monthly.
A Princesa Peach tem longos cabelos loiros, olhos azuis e pele pálida. Sua vestimenta mais comum é um longo vestido rosa, com sapatos de salto alto da mesma cor, luvas brancas e uma coroa dourada. Em determinados jogos ela utiliza vestimentas mais apropriadas com o tema.
A personalidade de Peach é em geral compatível com a de uma pessoa educada e com boas intenções. Na maior parte dos jogos em que se faz presente, é mostrada como uma mulher generosa e bem intencionada. Normalmente, Peach não demonstra agressividade mesmo ao ser confrontada por seus inimigos, e sim, se mostra alegre e passiva mesmo diante de grandes oponentes
Uma das habilidades mais comuns de Peach quando a mesma é selecionável é sua capacidade de temporariamente flutuar no ar com suas saias. Tal técnica foi mostrada pela primeira vez durante sua primeira participação como personagem selecionável, em Super Mario Bros. 2. Isso fez dela uma das personagens mais populares no jogo, pois essa habilidade facilitava a navegação entre plataformas. A mesma habilidade também apareceu em Super Paper Mario e nos jogos Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl. Em Super Princess Peach, ela usa um guarda-chuva para flutuar.Em Super Princess Peach ela tambem usa as habilidades do humor, onde recupera vida e energia cuando esta tranquila, solta fogo quando esta com raiva, voa e canta quando esta feliz e chora cachoeiras quando esta triste.

Yoshi

Nome: Yoshi
Nome em japonês: ヨッシー
Designer: Shigefumi Hino, Masanori Sato e Akiko Hirono

Sua primeira aparição foi em Super Mario Bros 3, quando um dos reis é transformado na figura de Yoshi. A primeira aparição de Yoshi como personagem jogavel foi no jogo Super Mario World, para SNES, no qual Yoshi aparece como um típico dinossauro nativo em que Mario ou Luigi podem montar em cima, como em um cavalo, com o objetivo de Yoshi comer inimigos e de aumentar as habilidades dos heróis do jogo, permitindo-os ser atingidos por inimigos sem sofrer danos, quando montados no Yoshi. Este jogo ganhou uma prequela intitulada Super Mario World 2: Yoshi's Island, para SNES, em que o jogador controla Yoshi, que desta vez é o personagem principal do jogo, com o objetivo de proteger o Baby Mario (versão infantil do Mario) ao mesmo tempo em que avançam pelo jogo à procura do Baby Luigi (versão infantil do Luigi). Isto levou ao surgimento de uma série spin-off de jogos de plataforma estrelando Yoshi: Yoshi's Story para Nintendo 64, Yoshi Topsy Turvy para Game Boy Advance, e também Yoshi Touch & Go e Yoshi's Island DS, para Nintendo DS.
A primeira aparição de Yoshi em um jogo em 3D foi em Super Mario 64, para Nintendo 64, como um personagem não-jogável. Neste jogo, Yoshi aparece no alto do castelo da Princesa Peach. O telhado do castelo pode ser acessado de várias formas, mas a maneira mais usada é quando o jogador consegue coletar todas as 120 estrelas, e um canhão do lado de fora do castelo será aberto, permitindo que Mario seja lançado para o alto do castelo, e ao chegar lá, ele se encontra com Yoshi. Além de Super Mario 64, Yoshi aprece em mais 2 jogos em 3D de plataforma: em Super Mario 64 DS, para Nintendo DS, desta vez como um personagem jogável, e em Super Mario Sunshine, para Game Cube, onde ele pode ser montado por Mario, da mesma forma como em Super Mario World, mas neste jogo, Yoshi não pode entrar na água e só pode atacar inimigos cuspindo o suco de frutas que ele engole.
Além dos jogos de plataforma, Yoshi estrelou 3 jogos de puzzle: Yoshi para NES e Game Boy, Yoshi's Cookie para NES, SNES e Game Boy, e Tetris Attack para SNES e Game Boy. Yoshi também aparece em quase todos os jogos spin-offs da série Mario.
Yoshi aparece em todos os jogos da série Mario Kart como um personagem jogável, onde ele dirige seus karts que são geralmente de cor verde. Em Mario Kart: Double Dash!!, o formato de seu kart é muito semelhante a um Yoshi, e o formato uma das pistas, chamada "Yoshi Circuit", é muito semelhante ao formato do corpo do personagem, quando vista de cima. Além disso, Yoshi também aparece em todos os jogos da série Mario Party como um personagem jogável, e também em todos os jogos da série Mario Golf, exceto na versão para Game Boy Color. Yoshi também é jogável em todos jogos da série Mario Tennis, exceto no jogo Mario Tennis: Power Tour, para Game Boy Advance. Além destes jogos, Yoshi é jogável em todos os outros jogos de esporte do Mario.
Yoshi é um personagem jogável em Super Smash Bros para Nintendo 64, e também nas seqüencias Super Smash Bros Melee para Game Cube, e Super Smash Bros Brawl para Wii. Yoshi, juntamente com outros personagens da séries de video-games Mario e Sonic the Hedgehog, aparecem no jogo Mario & Sonic at the Olympic Games, para Wii e Nintendo DS.
Yoshi também aparece em destaque no jogo Mario Is Missing!.
A contrário do que aparece em alguns jogos, os olhos de Yoshi são azuis.

Os tipos de Yoshi

Yoshi Verde: É o mais comum dos Yoshi's, são encontrados por toda a parte, não tem nenhum poder especial, só quando engole um casco, o verde ele só cospe, o amarelo ele da um estouro no chão, o vermelho ele solta fogo e com o azul ele pode voar.

Yoshi Amarelo: É encontrado na "Star Road", normalmente na forma de "Baby Yoshi" este Yoshi possui a habilidade de dar um estouro no chão ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi Azul: Também é encontrado na "Star Road" normalmente na forma de "Baby Yoshi", mas o Yoshi verde pode se transformar nele ao usar a "Yoshi Wing", possui a habilidade de voar ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi Vermelho: Também é encontrado na "Star Road" normalmente na forma de "Baby Yoshi", possui a habilidade de cospir fogo ao engolir qualquer casco de tartaruga.

Yoshi traz um sentido a mais pro jogo, pelas variações de cores funcionarem como power-ups.


Itens especiais

Mushroom: Faz Mario crescer, se levar um golpe, enves de morrer, ele volta a ficar pequeno



Fire Flower: Da o poder de soltar bolas de fogo, podendo enfrentar alguns inimigos a distancia



Cape Feather: Uma espécie de pena que da a Mario uma habilidade de voar e planar pois ela possui um sistema de "para-quedas", que faz Mario planar no ar, alem de poder dar um "estouro" no chão.

P-Balloon: Faz Mario virar uma especie de "bexiga", fazendo com que voe no ar com muita facilidade, porem só dura alguns segundos.

Yoshi Coin: Uma moeda inspirada no nosso amigo Yoshi, ao coletar 5 delas em uma fase, o jogador consegue um vida-extra.

Yoshi’s Wings: É um par de asas semelhantes as que as "koopas" usam, só pode ser usada pelo Yoshi, que quando pega elas, se teletransporta para os céus e fica de coloração azul.

P-Switche Cinza e P-Switch Azul: A P-Switch cinza transformará alguns inimigos (como os Spines), em coins prateados. Eles agem em um período de tempo, depois, o efeito acaba. Ja o P-Switch Azul, transforma coins dourados em blocos e vice-versa, por um curto tempo

1-Up:  Esse cogumelo de da uma vida extra



3-Up Moon: Adquirindo, terá três vidas extras. Há 7 em todo o jogo, cada uma em um mundo, normalmente se encontram muito bem escondidas.

Super Star: Deixa Mario invencível por um curto espaço de tempo






Inimigos Principais 

Mario enfrenta, como já é hábito, todo o exército que está a serviço de Bowser, incluindo seus sete filhos.

Inimigos em Super Mario World

*Koopa Troopa: se Mario pular sobre elas, serão jogadas para fora do seu casco, que podem ser usados como arma. Também podem voar em asas acopladas em seus cascos (Para-troopa). Se forem comidas por Yoshi, dá-lhe um poder especial, dependedo da cor do casco:

Vermelho: Dá a Yoshi a habilidade de "cuspir" fogo.
Amarelo: Faz com que Yoshi crie um terremoto ao cair no chão (depois de um pulo).
Azul: Dá a Yoshi a capacidade de voar.
Verde: Ele cospe o casco (sem efeito especial).

*Super Koopa: podem voar em uma grande velocidade e alguns (aqueles com intermitência invisível), se forem afetados, emitem uma Pena Capa.

*Magikoopa: feiticeiros Koopa que transformam blocos em inimigos e podem desaparecer rapidamente.

*Goomba: aparecem muito raramente e de uma forma simples. O salto não é suficiente para derrotá-los, mas o inverte, uma vez que eles ficam de ponta-cabeça. Também podem ser usados como arma, lançando-as contra outros inimigos. Os que tem asas e usam paraquedas, se chamam Para-Goombas!

*Dry Bones: Koopa Esqueleto que aparecem nos vários castelos. Se Mario pular sobre eles, se regeneram e são imunes às bolas de fogo. Alguns arremessam ossos.

*Lakitu: lançam Spiny em seu casco pela sua nuvem ou pelos canos.

*Amazing Flyin Hammer Bro.: arremessa martelos ficando em cima de blocos voadores. Para tirá-lo deles, bata em baixo do blocos, ou em sua cabeça.

*Sumo Bro: ao bater o pé, cria um relâmpago fazendo surgir um mar de chamas.

*Jumping Piranha Plant: são plantas que saem de canos. Algumas soltam pequenas bolas de fogo, pulam só para cima e não te seguem.

*Rex: esse dinosauro é um dos primeiros inimigos do jogo. Só é derrotado ao pular duas vezes em sua cabeça.

*Wiggler: uma lagarta calma que fica zangada ao pular sobre ela.

*Thwomp: uma criatura de pedra que guarda os castelos e fortalezas esmagando quem estiver por perto. Alguns podem ser menores que pulam de um lado para outro (Thwimp).

*Bob-omb: bombas vivas que explodem depois de um certo tempo espalhando estrelas. Algumas caem de paraquedas (Para-bob-omb).

*Bullet Bill: pequenos mísseis que andam em plena velocidade. Sua sub-espécie e maior (Banzai Bill).

*Monty Mole: podem aparecer repentinamente do chão. Sua sub-espécie é grande (Mega Mole)e você pode subir nela, sem matá-la.

*Boos: são os fantasmas que aparecem nas fases de casa assombrada. tem sua sub-espécie grande (Big Boo), Boos em grupo (Boo Buddies), fantasmas que flutuam em linha reta sozinhos ou em grupo tendo uma sequência de movimentos (Eerie), Boos que se transformam em blocos (Boo Buddy Block), Boo que segura uma vara de pesca com uma bola de fogo (Fishin' Boo), Boo Buddies em círculo (Circling Boo Buddies) e Boo Buddies em fila (Boo Buddy Snake).

*Podoboos: Bolas de fogo que pulam de baixo para cima e depois caem, fazendo isso inúmeras vezes.

*Mechas Koopas: Mini-robôs Koopas que você pode pisar e lançar.
Os Chefes


*Iggy Koopa: lançam bolas de fogo, e nenhum ataque do Mario pode feri-lo, ele está em cima de uma plataforma de lava, assim precisa jogá-lo para fora dela, é o primeiro dos 7 Koopalings. Você pode matar as bolas de fogo escorregando a plataforma e caindo sobre ela.

*Morton Koopa Jr.: escala paredes de seu quarto e cai sobre Mario, é o segundo dos Koopalings. Para matá-lo pule sobre ele enquanto ele anda.

*Lemmy Koopa: ele não o ataca diretamente, sai de canos com outros dois falsos em seu quarto, é o terceiro dos Koopalings. Não adianta pular nos falsos para matá-lo, tem que ser pulando no original.

*Ludwig Von Koopa: ele cospe bolas de fogo deslizando em torno de seu escudo de espinhos e ocasionalmente, fazendo saltos enormes, é o quarto dos Koopalings.

*Roy koopa: assim como o de Morton Koopa Jr, ele escala as paredes e cai sobre você, mas as paredes laterais vão se aproximando de você, só que não te matam. É o quinto dos Koopalings.

*Wendy koopa: ela utiliza o ataque igual ao de Lemmy, mas existem dois Podoboos em seu quarto, e é a sexta dos Koopalings.

*Larry Koopa: assim como Iggy, fica em uma plataforma, mas pode lançar mais de uma bola por vez, e existem três Podoboos na plataforma, ele é o sétimo e o último dos Koopalings.

*Bowser: o eterno inimigo de Mario, o último e mais forte. Em Super Mario World, ele voa sobre Mario usando sua Koopa Clown Car, jogando Mechas Koopas e fogos sobre Mario, e depois de um tempo, faz inúmeras tentativas de esmagar Mario com a Koopa Clown Car, ele também joga bolas enormes sobre você. Peach está com ele aprisionado em sua estranha nave, e te joga itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Sinner

Como essa historia ainda esta no começo, não irei por um  capitulo dela, somente a sinopse e o link para que a leiam. Embora se tratar de ...